As aulas iniciaram no dia 4 de abril, no horário das 7h30min às 17h no Érico Veríssimo e das 12h30min às 16h30min nas demais escolas, para as turmas do pré ao 9º ano.

Cerca de 500 alunos já entraram na rotina das atividades do turno integral nas escolas de ensino fundamental Érico Veríssimo, Batista Castoldi e Centro Municipal de Educação “Encantado”.

Conforme a secretária de Educação e Cultura, Stefanie Casagrande, a primeira semana foi bastante positiva. “Há ajustes para serem feitos, o que é normal, pois mudamos totalmente a dinâmica da escola. Mas estamos muito animados com as projeções. Tudo foi muito bem aceito pelos alunos”, avaliou.

O modelo pedagógico adotado segue a metodologia da Rede Calábria, entidade parceira do município na implantação do turno inverso. O currículo contempla cinco eixos de aprendizagem: letramento, numeramento, iniciação científica, educação para o sensível e inovação.

Conforme a coordenadora da Rede Calábria em Encantado, Lais Gomes, a proposta busca ampliar o horizonte informacional e cultural dos alunos, assim como oportunizar o exercício das competências adquiridas no currículo regular.

“O programa oportuniza experiências diversificadas, desenvolvidas tendo as necessidades e disposições de cada faixa etária como vetor de planejamento, projetando uma trilha de vivências que permitem às crianças desenvolverem de forma prática e atitudinal as habilidades apontadas nos conceitos que buscamos despertar”, explica. “Esse modelo pedagógico não fomenta apenas uma metodologia, mas uma cultura que imprime admiração e interesse por aprender e na qual os educadores permanecem em constante autoeducação, pois é do modelo de adulto em constante desenvolvimento que a criança se espelha para pautar também a sua jornada”.

Primeiras atividades

No Centro Municipal de Educação “Encantado”, os alunos desenvolveram a dinâmica “Minha Escola, Meu Espaço!”. As crianças relataram, em forma de desenho e uma palavra, o espaço que eles mais gostam na escola. Outra atividade trabalhou o nome do município a partir da lenda sob a perspectiva dos índios e dos imigrantes.

Na Érico e na Batista Castoldi, as turmas colocaram a mão na terra para os cuidados com a horta. E, na Érico, os alunos tiveram o primeiro contato com os equipamentos do Contêiner Maker para a aula de robótica.

Data de publicação: 12/04/2022

Créditos: Assessoria de Imprensa/Prefeitura Encantado