Encantado realizou no sábado, dia 2, na Escola Érico Veríssimo, a 1ª Conferência de Inovação e Tecnologia. O evento mobilizou as equipes do Programa de Desenvolvimento Econômico Local - Prodel (Câmara Técnica da Inovação), Administração Municipal (Secretaria de Educação e Departamento de Inovação), Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E) e Associação de Jovens Empreendedores do Vale (AJEV).

Na abertura, o prefeito Jonas Calvi destacou que o município vive um novo momento, com ações por parte do governo em diferentes áreas que buscam preparar a cidade para o futuro. Entre elas, a implantação de sistemas digitais em setores internos da Prefeitura, com o objetivo de desburocratizar os processos e melhorar o atendimento à população, a adesão ao Prodel e a execução do programa educacional "Encantado Cidade do Futuro, a inovação começa na sala de aula".

"A nossa meta é trazer as práticas de inovação e tecnologia para dentro da sala de aula e, a partir daí, irradiar o conhecimento para as nossas empresas, comércio, indústria", comentou o prefeito, ao mesmo tempo em que revelou as tratativas que o município vem fazendo para construir um Centro de Inovação. "Esse é mais um grande sonho nosso", confessou.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E), Álex Herold, ressaltou que Encantado está impulsionando o futuro de forma planejada, "com base em três valores de transformação: educação, criatividade e empreendedorismo".

UNIVATES e UERGS

Os reitores da Universidade do Vale do Taquari (Univates) e da Universidade do Estado do Rio Grande do Sul (UERGS), Evânia Schneider e Leonardo Beroldt da Silva, também participaram da Conferência. Os dois colocaram suas instituições à disposição de Encantado. "Queremos construir esse Vale e, em especial, Encantado, juntos. Parabéns por pensar em inovação e empreendedorismo no Ensino Fundamental", disse a reitora da Univates. Já o líder da UERGS considerou transformadores os projetos que associam a educação à inovação. "O mundo do futuro é uma sociedade do conhecimento. Investir em educação não é investir no futuro, mas sim no presente. Encantado está de parabéns", afirmou Da Silva.

O presidente da Câmara de Vereadores, Valdecir Cardoso, ressaltou que o Legislativo tem compreendido a importância dos movimentos que Encantado tem provocado na área de inovação e tecnologia. "Temos confiança nos bons trabalhos. Isso aqui é um passo importante para o nosso município", afirmou.

Atividades

A programação da Conferência começou com o cadastramento de currículos e orientações às pessoas sobre oportunidades de trabalho oferecidas pelo Banco de Talentos da ACI-E, CIEE e SINE e com o cadastro de serviços da Secretaria de Saúde e esclarecimentos sobre o uso do aplicativo da Saúde, Eagle Care.

Na sequência foram oportunizadas visitas guiadas ao Contêiner Maker Space para que as pessoas pudessem conhecer o funcionamento do laboratório que será utilizado pelos alunos do turno inverso e, ao mesmo tempo, no pátio do educandário, foram expostos os cases de inovação desenvolvidos por empresas de Encantado e região.

As últimas atrações foram a apresentação das ações desenvolvidas pela Associação de Jovens Empreendedores do Vale do Taquari (AJEV), um dos Núcleos do Empreender da ACI-E, e a roda de conversa, que debateu a proposta de Lei Municipal de Inovação que está em fase de elaboração e, em breve, deverá ser encaminhada para apreciação e votação da Câmara de Vereadores. Participaram o prefeito Jonas Calvi, o empreendedor e professor Rodrigo Dalla Vecchia, o empresário e Coordenador da Câmara Técnica de Inovação do Prodel, Marcelo Casaril, e o advogado Daniel Passaia. A plateia teve espaço para fazer questionamentos aos painelistas sobre a legislação.

Data de publicação: 04/04/2022

Créditos: Assessoria de Imprensa/Prefeitura Encantado