A Administração Municipal de Encantado inaugurou nesta terça-feira, dia 29, a primeira etapa do Asfalto Comunitário na Linha São Luís. O ato integra a programação de aniversário de 107 anos do município.

Foram pavimentados 700 metros de extensão, no trecho que sai da rodovia ERS 332 em direção à localidade, com investimento total de R$ 600 mil. Do total, R$ 400 mil são oriundos da emenda parlamentar do deputado federal Lucas Redecker, a pedido do vereador Joel Bottoni. Os outros R$ 200 mil são recursos próprios do município.

A preparação da estrada até a sub-base da pavimentação foi executada pela equipe da Prefeitura. A camada asfáltica foi colocada pela empresa Conpasul.

O prefeito Jonas Calvi parabenizou os servidores da Administração pelo trabalho realizado, tanto na estruturação do projeto quanto na execução da obra, e afirmou que o governo está convicto da necessidade de dar continuidade ao Programa Asfalto Comunitário como forma de oportunizar que o empreendedor rural possa prosperar. “O nosso agricultor é diferenciado. E nós, enquanto administração, temos o compromisso de dar condições para que ele se desenvolva. Encantado vive um novo momento, graças à força do seu povo, das comunidades e, principalmente, dos empreendedores, sejam eles da cidade ou do campo”, afirmou.

Manifestações

O chefe de gabinete da Casa Civil, Jonathan Bronstrup, falou sobre a importância do emprego do recurso público em obras que melhoram a vida das pessoas. “Se as propriedades rurais se modernizam, buscam inovar, tornar mais eficiente a sua produção, o poder público precisa acompanhar esses avanços. Esse asfalto demonstra que Encantado está conectado com a realidade dos agricultores, trazendo para mais perto deles o desenvolvimento”, comentou.

O vereador Joel Bottoni agradeceu a parceria com o deputado Lucas Redecker no encaminhamento de recursos para obras no município e também parabenizou o prefeito Jonas por manter o projeto Asfalto Comunitário. “São comunidades que produzem aves, suínos, leite, que têm agroindústrias. Então, nada mais justo as pessoas se sentirem valorizadas onde moram, trabalham e pagam seus impostos”, salientou.

O presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Dália Alimentos, Gilberto Piccinini, ressaltou que iniciativas como o Asfalto Comunitário contribuem para a permanência das famílias nas propriedades. “São ações que dignificam quem está no campo, que com certeza se sentem mais motivados para aumentar a produção, com qualidade de vida”, disse.

O agricultor Admir Lorenzon falou em nome das comunidades beneficiadas. Ele destacou a força dos trabalhadores rurais, responsáveis pela produção de alimentos. “Somos uma categoria de trabalhadores que precisa lutar bastante para sobreviver e que faz muito bem a sua parte para levar comida para as pessoas. E essa obra também mostra que somos uma categoria importante para o município”, comemorou.

Asfalto Comunitário

O trecho de São Luís é a quinta obra executada do Programa Asfalto Comunitário, que iniciou no governo de Adroaldo Conzatti e tem continuidade agora com a liderança do prefeito Jonas Calvi. Pela ordem, a primeira pavimentação foi feita na Linha São Roque. Depois no percurso entre as Linhas Garibaldi e Argola até a divisa com o município de Capitão. Na sequência, nas localidades de Linha Azevedo e Palmas e, por último, nas comunidades de Barra do Coqueiro, São Brás e Linha Divertida. Em breve serão entregues mais 2,5 quilômetros na Linha São Roque.

Data de publicação: 29/03/2022

Créditos: Assessoria de Imprensa/Prefeitura Encantado