A iniciativa é do Ministério do Desenvolvimento Regional e tem o objetivo de incluir municípios do Rio Grande do Sul nas Rotas de Integração Nacional.

O prefeito Jonas Calvi acompanhou nesta semana, em Doutor Ricardo, a apresentação do Programa de Estruturação de Polos Produtivos Locais.

Essas rotas são redes de arranjos produtivos locais associadas a cadeias produtivas estratégicas capazes de promover a inclusão e o desenvolvimento sustentável das regiões brasileiras priorizadas pela Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).

No RS, entre as produções que serão avaliadas pelo Ministério estão as da erva-mate, linguiça, queijo, vinho, pão, mel, frutas, moda, couro e semijoias.

A proposta do Programa é alavancar as potencialidades dos municípios e dar sustentabilidade aos empreendimentos públicos e privados, favorecendo oportunidades de empregos, melhoria na qualidade produtiva, divulgação, capacitação e qualificação dos negócios, além do aumento de arrecadação dos municípios.

A comitiva que está em visita pela região conta com a presença do diretor de Desenvolvimento Urbano e Regional, Francisco Soares de Lima Júnior, a coordenadora geral de Sistemas Produtivos e Inovadores, Valquíria Rodrigues, e os prefeitos de São Pedro da União/MG, Custódio Ribeiro Garcia, e de Constantina/RS, Fidelvino Menegazzo.

Data de publicação: 10/03/2022