Mais de 50 pessoas acompanharam os painéis, que aprofundaram a temática sobre “A Política de Saúde Mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo ao avanço e garantia dos serviços de atenção psicossocial no SUS.”

Encantado realizou na terça-feira, dia 8, a 2ª Conferência Municipal de Saúde – Conjunta.

O evento teve momentos com transmissão virtual, que foi acompanhada por participantes de outros nove municípios da região: Santa Clara do Sul, Teutônia, Cruzeiro do Sul, Lajeado, Roca Sales, Colinas, Arroio do Meio, Estrela e Westfália.

O prefeito Jonas Calvi esteve na abertura dos trabalhos.

Durante a Conferência foram debatidos quatro eixos e criadas 12 propostas. Entre elas, destacam-se a criação de um Residencial Terapêutico público na região; a ampliação dos financiamentos públicos para o custeio e manutenção dos serviços de saúde mental; a qualificação e ações de educação permanente para os trabalhadores do SUS; e a implementação de ações de cuidado à saúde do trabalhador, sugerindo a criação de um Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) para a região.

Ao final do encontro foram eleitos quatro delegados que irão representar Encantado nas próximas etapas da Conferência, em nível estadual e federal. São eles Suéllen Ramos, representante da Gestão; Joelson Ferreira, dos Trabalhadores de Saúde; e Douglas Machado Motta e Nicoli de Oliveira, dos Usuários de serviços.

Data de publicação: 09/03/2022

Créditos: Assessoria de Imprensa/Prefeitura Encantado