Durante dois anos serão desenvolvidas ações de qualificação e engajamento de gestores e servidores municipais com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento econômico e fomentar o empreendedorismo.

O prefeito Jonas Calvi assinou na segunda-feira, dia 8, o contrato entre a Prefeitura de Encantado e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RS) para a implantação  do Programa Cidade Empreendedora.

As atividades focam nos eixos Gestão Municipal, Desburocratização, Compras Públicas e Educação Empreendedora. Além disso, Encantado vai trabalhar dois eixos personalizados: Turismo e Inovação.

“Uma das metas de nosso governo é modernizar e desburocratizar os serviços internos da Administração, reestruturar nossos departamentos, a fim de agilizar os processos e contribuir para fortalecer o empreendedorismo no nosso município”, comenta o prefeito Jonas.

A gerente regional do Sebrae, Liane Klein, e o analista de Políticas Públicas, Alexandre Schmitt, fizeram a apresentação dos programa à equipe de governo no Auditório Brasil.

Sala do Empreendedor

Uma das etapas projeta a criação da Sala do Empreendedor, um espaço de atendimento dentro da Prefeitura voltado à simplificação de processos e à facilitação do dia a dia do empreendedor nos órgãos públicos municipais, garantindo atendimento ágil e de qualidade. “Além de facilitar as etapas de abertura de empresas, a Sala do Empreendedor concentra oportunidades de compras públicas para as micro e pequenas empresas locais, dá orientação sobre crédito, oferece capacitações e agrega outros serviços para as empresas”, explica Schmitt.

Liane acrescenta que Encantado vive um momento diferenciado, com ótimas perspectivas de negócios e de fortalecimento do empreendedorismo a partir da construção do Cristo Protetor. Segundo ela, o município conta com cerca de três mil empresas, destas, 97% são classificadas como micro ou pequenas empresas. “O Programa Cidade Empreendedora contribuirá para o aumento do número de pessoas jurídicas. Isso representa mais emprego e mais desenvolvimento”, salienta.

Data de publicação: 08/03/2022

Créditos: Assessoria de Imprensa/Prefeitura Encantado