As manifestações das autoridades destacaram o esforço e a união das lideranças da comunidade para concretizar a UTI, um sonho de muitos anos.

O dia 3 de março de 2022 fica marcado na história de Encantado pela inauguração da UTI Geral Adulto.

A solenidade realizada no Hospital Beneficente Santa Terezinha contou com a participação da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, que foi recebida pelo prefeito Jonas Calvi e pelo diretor da Casa de Saúde, Evandro Klein.

As manifestações das autoridades destacaram o esforço e a união das lideranças da comunidade para concretizar a UTI, um sonho de muitos anos.

O prefeito Jonas lembrou 2013, quando era presidente da Câmara de Vereadores e participou da assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre Administração, Hospital e Corpo Clínico para a construção da UTI. Também citou a criação da Comissão Pró-UTI no Legislativo e a destinação da primeira emenda parlamentar para a UTI, no valor de R$ 1,8 milhão, pelo deputado Luiz Carlos Busato. “Com essas lembranças quero destacar todos os prefeitos, secretários, vereadores, corpo clínico, médicos, funcionários que muito lutaram e sonharam por esse momento. Cada um tem a minha gratidão”, disse.

O gestor fez menção ainda ao período mais preocupante da pandemia em que a UTI ficou lotada e atendeu pacientes de diversas cidades do Estado. “Uma grande parte dos recursos para a manutenção da UTI-Covid foi custeada pelo município”, enfatizou.

Outro aspecto importante da manifestação do prefeito Jonas referiu-se à união das pessoas em prol do desenvolvimento de Encantado. “Uma comunidade que ergue a maior estátua de Cristo do mundo também se uniu para angariar recursos para a sua UTI”, enalteceu.

“Novas oportunidades”

A secretária da Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social, Clarissa da Rosa Pretto Scatola, comentou que a UTI vai oportunizar o atendimento especializado dos pacientes nas questões que envolvem transferências, procedimentos de alta complexidade, novas habilitações SUS, mais recursos e novas especialistas. “A população está envelhecendo e não é diferente em Encantado e Região Alta do Vale. Muitos procedimentos precisam de recuperação em UTI para termos a tranquilidade do pós-operatório. Queira Deus que esta UTI seja, na maior parte dos seus dias, para cultuar a vida”, disse.

O diretor do HBST, Evandro Klein, fez um histórico dos principais movimentos que redundaram na construção da UTI e na ampliação da estrutura hospitalar e aproveitou para agradecer às diversas autoridades, profissionais, entidades e pessoas que colaboraram e se empenharam com a causa. “Estamos muito felizes em poder colocar uma unidade dessa importância à disposição da comunidade de Encantado, da Região Alta do Vale do Taquari e do Estado”, acrescentou.

“Recursos para o Hospital são prioridade do governo”, garante secretária Arita

A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, aproveitou o momento para anunciar que dois pleitos de Encantado, que solicita recursos para o setor de Urgência e Emergência e para o Bloco Cirúrgico, já estão em análise pela equipe do governo. “Já incluímos, para apresentar ao governador, o Hospital de Encantado como uma prioridade na terceira etapa do Programa Avançar. Aqui se faz, aqui é concreto, aqui tem entregas de serviço para o cidadão. Viemos hoje para testemunhar esse esforço da comunidade local e regional. De fato, Encantado nos encanta”, afirmou.

A vice-diretora do Corpo Clínico, médica Angela Nichel Garcia, a promotora de Justiça, Daniela Pires Schwab, e o representante da Câmara, vereador Marino Deves, também falaram sobre a importância da UTI para a saúde de Encantado e da região.

Após o corte da fita e o descerramento da placa, o padre Mauro, pároco da Paróquia São Pedro de Encantado, abençoou as instalações da nova UTI.

UTI

A partir de terça-feira, dia 1º, cinco leitos estão habilitados para uso de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Desde maio de 2020, essas vagas eram ocupadas exclusivamente por doentes de Covid. Agora, o governo federal converteu esses leitos em UTI Geral, que passam a ser integrados à Central de Regulação Hospitalar, com a possibilidade de receber pacientes de qualquer região do Estado. A UTI conta com 10 leitos, cinco SUS e cinco privados/convênio.

Data de publicação: 03/03/2022

Créditos: Assessoria de Imprensa/Prefeitura Encantado

Créditos das Fotos: Assessoria de Imprensa/Prefeitura Encantado

Compartilhe!