A capacitação é orientada por profissionais do Instituto Besouro, de Porto Alegre, parceiro da Administração Municipal de Encantado na implantação das atividades.

Diretores e professores das escolas Érico Veríssimo e Centro Municipal de Educação, de Encantado, participam nesta semana de treinamento sobre o funcionamento dos Laboratórios Maker Space. Os dois contêineres já estão instalados nos educandários e serão utilizados pelos alunos do turno inverso a partir desse ano.

O conteúdo trabalha as áreas de Arquitetura e Robótica, Cinema e Games, Pintura e Escultura e Literatura e Música. As oficinas têm relação com os cinco eixos de aprendizagem do currículo complementar: letramento, numeramento, iniciação científica, inovação e educação para o sensível.

“É mais uma etapa desse processo inovador que estamos oportunizando a professores e alunos de nossa cidade. A partir desse momento, nossos educadores começarão a ter contato mais próximo com o ambiente e com aquilo que será trabalhado no Laboratório Maker. Estamos felizes e com uma expectativa muito grande com tudo o que vem pela frente na nossa Educação”, comentou o prefeito Jonas.

A secretária de Educação e Cultura, Stefanie Casagrande, explica que a ideia é que os profissionais que estão participando do treinamento possam replicar o conhecimento para os colegas das outras escolas também. “Queremos fazer com que essa cultura do Maker chegue a todos os educadores, para que eles também possam conhecer e usar as ferramentas, com o objetivo de beneficiar os alunos”, destacou.

Os laboratórios Maker Space fazem parte das ações do programa Cidade do Futuro, a inovação começa na sala de aula. Nesses espaços, os alunos desenvolverão atividades ligadas à inovação e tecnologia digital, com o uso de drones, arduínos, robótica, impressoras 3D, tablets e notebooks, entre outras.

Data de publicação: 03/02/2022

Créditos: Assessoria de Imprensa/Prefeitura Encantado