"Sem dúvida, esse foi mais forte. Mas nossos servidores agiram rápido para ajudar as pessoas. Graças a Deus, ninguém se feriu. Apenas perdas materiais", comentou o prefeito Jonas Calvi.

A Administração Municipal de Encantando concluiu nesta quinta-feira, dia 27, o levantamento dos danos causados pelo temporal da terça-feira, dia 25, que atingiu vários pontos da cidade e do interior.

Em algumas situações, o vendaval provocou a queda de árvores de grande porte e o destelhamento total de casas e de estabelecimentos comerciais, além da falta de energia elétrica.

A exemplo do que ocorreu na tempestade da semana passada, as equipes da Prefeitura foram rapidamente mobilizadas e trabalharam na limpeza e desobstrução de ruas e acessos e na distribuição de lonas.

"Nem bem superamos os prejuízos dos dois temporais da semana passada e já fomos atingidos por mais uma tempestade. Sem dúvida, essa foi mais forte. Mas nossos servidores agiram rápido para ajudar as pessoas. Graças a Deus, ninguém se feriu. Apenas perdas materiais", comentou o prefeito Jonas Calvi, que acompanhou o trabalho das equipes.

Prejuízos na cidade

Na cidade, 130 moradias sofreram algum tipo de prejuízo. Destas, 86 pertencem a famílias cadastradas no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

Os bairros mais atingidos foram o Centro, Porto XV, Jardim do Trabalhador, Navegantes, São José, Santo Antão, Nova Morada e Lambari.

De um total de 30 empresas que tiveram algum dano, oito estabelecimentos foram os mais impactados. O prejuízo estimado é de R$ 950 mil.

Os registros são de destelhamento de pavilhões, queda de pilares, queda de placas de concreto sobre veículos, perda de documentos e mercadorias, casas vizinhas às empresas atingidas por restos de telhas e placas de ferro ou metal, além de dois estádios de futebol, o Nacional, no bairro Santa Clara, e o Lambarizão, no bairro Lambari, em que houve a queda da estrutura do pavilhão social.

Falta de energia elétrica no interior

A área rural de Encantado voltou a sofrer com a interrupção da energia elétrica por várias horas.

Conforme informações da Secretaria de Agricultura, até a tarde desta quinta-feira, dia 27, ainda aguardavam o restabelecimento da luz produtores das Linhas São Marcos, Auxiliadora, Cedro, Barra do Coqueiro, São Brás, Lambari e Jacarezinho.

Defesa Civil

Na tarde de quarta-feira, dia 26, acompanhados do coordenador da Defesa Civil de Encantado, Roberto Pretto, e da secretária da Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social, Clarissa da Rosa Pretto Scatola, servidores da Defesa Civil do RS estiveram na cidade e gravaram imagens de drone das áreas mais atingidas.

Data de publicação: 27/01/2022

Créditos: Assessoria de Imprensa/Prefeitura Encantado