Direção do Hospital e Secretaria de Saúde emitiram nota conjunta com esclarecimentos à população sobre atendimentos.

Uma reunião na manhã desta quinta-feira, dia 20, entre a direção do Hospital Beneficente Santa Terezinha e integrantes da Administração Municipal e Secretaria da Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social definiu pela elaboração de uma Nota Técnica em conjunto, com o objetivo de prestar esclarecimentos à população sobre a utilização do atendimento do Pronto-Socorro do Hospital.

A principal preocupação dos profissionais de saúde e das autoridades é com a superlotação do serviço devido à procura indiscriminada pelo Pronto-Socorro.

A orientação é que seja priorizado o atendimento no Hospital para casos de urgência e emergência.

A medida ocorre após o aumento de casos de Covid no município.

Em situações de sintomas de síndromes gripais, por exemplo, devem ser buscados os Postos de Saúde e o Centro de Operações de Emergências (COE) pelo Telefone/WhatsApp 9.9841.0235. Também pode ser utilizado o aplicativo da saúde “Eagle Care” para a realização de pré-triagem.

Confira a nota na íntegra

O Hospital Beneficente Santa Terezinha e a Secretaria da Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social vêm a público prestar os seguintes esclarecimentos à população encantadense sobre o atendimento no Pronto-Socorro do Hospital e Serviços de Saúde do Município:

- Recomenda-se a utilização do Pronto-Socorro para atendimento de casos de urgência e emergência. A procura indiscriminada ao Pronto-Socorro pode provocar superlotação no Serviço e prejudicar o atendimento dos pacientes com maior gravidade.

- Para síndrome gripal e sintomas como dores de garganta, cabeça, musculares e ouvido, etc, procure os Postos de Saúde nos horários de atendimento, o COE 24 horas pelo Telefone/WhatsApp 9.9841.0235.  Também pode ser utilizado o aplicativo da saúde “Eagle Care” para a realização de pré-triagem.

- O Pronto-Socorro utiliza o método de classificação de risco conforme protocolo do Ministério da Saúde exposto na Recepção do Pronto-Socorro, em que os casos de urgência e emergência recebem atendimento prioritário. Em razão dos atendimentos prioritários (classificação de risco) pode haver demora no atendimento dos casos menos graves, classificados nas cores AZUL e VERDE.

- Evite procurar o Pronto-Socorro em casos que não requeiram urgência.

- Em caso de dúvidas, entre em contato com o COE ou com sua Unidade Básica de Saúde pelo Telefone ou WhatsApp.

- Salientamos que estamos passando novamente por um momento crítico da pandemia devido ao aumento do número de casos de Covid e, por isso, solicitamos a compreensão de todos.

- Reiteramos a obrigatoriedade do uso de MÁSCARA.

Encantado, 20 de janeiro de 2022.

Assinam a nota o diretor do Hospital, Evandro Klein, a secretária da Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social, Clarissa da Rosa Pretto Scatola, e o médico coordenador do Pronto-Socorro, Dr. Fábio Fraga.

Data de publicação: 20/01/2022

Créditos: Assessoria de Imprensa/Prefeitura Encantado