O Conselho do Programa de Desenvolvimento Local (Prodel) de Encantado terá a oportunidade, neste mês de janeiro, de se aproximar dos voluntários que integram as Câmaras Técnicas de Turismo, Inovação, Ambiente Empresarial e Educação Empreendedora.

Os conselheiros irão apadrinhar um grupo, ou seja, cada integrante vai escolher uma Câmara para acompanhar o encontro mensal com o objetivo de conhecer o funcionamento e a metodologia dos processos. Nessa etapa do Prodel, os grupos começam a apresentar os primeiros resultados das ações referentes aos projetos prioritários definidos pelo Conselho, com base nas demandas encaminhadas pelas Câmaras.

Outra atividade em andamento é o treinamento do Conselho de Desenvolvimento orientado pelos consultores técnicos, com o objetivo de alinhar os conhecimentos entre os conselheiros, que são os responsáveis por pensar em estratégias de longo prazo para o município. No primeiro encontro, a temática trabalhada foi Crescimento e Desenvolvimento Econômico.

“Soluções mais ágeis”

O presidente de honra do Conselho, prefeito Jonas Calvi, destaca que as primeiras ações do Prodel já demonstram o engajamento da comunidade. “O Prodel ouve a comunidade, com o objetivo de definir prioridades e buscar soluções, com olhar voltado para o futuro do município. Quando inserimos as pessoas em algum projeto, elas passam a dividir responsabilidades naquilo que sugerem e, por consequência, vão ajudar a resolver”, acrescenta.

Nesse sentido, o prefeito Jonas salienta que a escolha dos voluntários convidados a fazer parte do Conselho e das Câmaras Técnicas foi feita com base na diversificação de perfis. “Não buscamos só empresários conceituados, que tenham apenas a visão empresarial, por exemplo. Trouxemos pessoas da comunidade que enxergam o dia a dia, com um olhar diferenciado das situações, dos problemas, e que tragam a sua realidade para ajudar a construir soluções mais ágeis”, explica.

A primeira vice-presidente do Conselho, Renata Casagrande Galiotto, acrescenta que o Prodel possibilita que todo o município se sinta representado nos debates que planejam o futuro de Encantado. “Não há hoje quem não esteja parceiro deste movimento. Temos uma safra muito boa de pessoas qualificadas e conscientes da importância dessa união entre poder público, entidades e a sociedade. Depositamos muita esperança no Prodel. É um processo também de persistência”, afirma.

A próxima reunião do Conselho do Prodel está agendada para o dia 22 de fevereiro.

Data de publicação: 20/01/2022

Créditos: Assessoria de Imprensa/Prefeitura Encantado