O secretário da Agricultura, Odocir Bagatini, a diretora do setor, Angélica Sfoglia, e o responsável pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), Roberto Pretto, acompanharam as manifestações.

A Administração Municipal participou nesta segunda-feira, dia 10, de reunião virtual organizada pela Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).

A pauta do encontro tratou dos efeitos da estiagem no Estado.

O secretário da Agricultura, Odocir Bagatini, a diretora do setor, Angélica Sfoglia, e o responsável pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), Roberto Pretto, acompanharam as manifestações que mobilizaram lideranças políticas e representantes de entidades estaduais e federais.

Conforme nota técnica divulgada pelo governo do RS, o primeiro trimestre de 2022 deverá ter precipitações abaixo do esperado na maior parte do RS. “Para janeiro, as precipitações deverão se manter próximas da média na maioria das regiões, com maior regularidade de chuvas no decorrer da segunda quinzena do mês. Nos meses de fevereiro e março, o prognóstico indica a redução da chuva, com os valores ligeiramente abaixo da média na maioria das regiões. No trimestre abril-maio-junho de 2022, as previsões indicam uma maior probabilidade de retorno às condições de neutralidade e os padrões climatológicos de normalidade novamente predominarão”, revela o documento.

As projeções de perdas nas culturas de soja, milho e feijão, da safra 2021/2022, variam de R$ 9,38 bilhões a R$ 31,26 bilhões, conforme levantamento da Emater.

Data de publicação: 10/01/2022

Créditos: Assessoria de Imprensa/Prefeitura Encantado