A empresa responsável pelo serviço, a Transportes Dartora & Dartora (TSD), ainda trabalha no recolhimento do material que estava acumulado há vários dias nos bairros.

Encantado iniciou 2022 com um novo modelo de recolhimento do lixo doméstico: a coleta seletiva. Nesse sentido, os primeiros dias são de adaptação ao processo.

A empresa responsável pelo serviço, a Transportes Dartora & Dartora (TSD), ainda trabalha no recolhimento do material que estava acumulado há vários dias nos bairros e que deveria ter sido levado pela prestadora anterior, cujo contrato encerrou no dia 31 de dezembro de 2021.

Conforme o diretor da TSD, Jiovani Dartora, o trabalho tem sido intenso para normalizar o serviço. Três caminhões novos são utilizados. “Só no sábado, dia 1º, foram recolhidas 30 toneladas de lixo (seis cargas). Estamos seguindo o cronograma e o roteiro que já foram divulgados e, nesse momento, nossa prioridade é utilizarmos os três veículos para recolher tudo o que ficou para trás”, afirma. “A partir de segunda-feira, dia 10, iniciamos a coleta seletiva na prática”.

A orientação da Administração Municipal é que as pessoas comecem a criar o hábito da separação do lixo seco e orgânico em casa (veja classificação abaixo) e colocar nas lixeiras da rua somente nos dias em que a coleta for realizada (veja roteiro abaixo).

O ideal é utilizar sacos de duas cores diferentes para facilitar o trabalho dos coletores. Outra informação importante é que na área rural não ocorre o recolhimento de lixo orgânico, apenas o seco.

“É um processo gradual que, ao longo dos dias, vai sendo ajustado. Vamos precisar muito da compreensão e do apoio da nossa comunidade. Nada é estático. Se precisar aprimorar alguma coisa, o roteiro ou o cronograma, vamos fazer. Começamos dessa forma e, conforme as necessidades, vamos adaptar”, tranquiliza o prefeito Jonas Calvi.

O gestor lembra que a coleta seletiva era um pedido antigo da população e que agora é fundamental a conscientização de todos. “A comunidade tem que pertencer e comprar a ideia da coleta seletiva. Tenho certeza que vai dar certo”, acrescenta.

LIXO SECO

PAPEL: papel, papelão, jornal, livros, revistas, cadernos, sacos de papel e embalagens longa vida

PLÁSTICO: copos descartáveis, sacos, sacolas, caixas, garrafas, embalagens, tubos de PVC, vasilhames, brinquedos e utensílios quebrados

METAL: alumínio, bronze, cobre, latas, sucatas de ferro, panelas, fios e correntes

VIDRO: copos, potes, jarras, garrafas, frascos de perfume, vasilhames de produtos de higiene e limpeza

LIXO ORGÂNICO (ÚMIDO)

Restos de alimentos, resíduos de banheiros (papel higiênico, papel toalha, lenço de papel, absorventes usados), canudinhos, guardanapos sujos, fio dental, papel engordurado, esponja de aço, panos velhos, palitos.

ATENÇÃO: pilhas, lâmpadas e agulhas (seringas) NÃO DEVEM ser descartadas com o LIXO DOMÉSTICO

Data de publicação: 05/01/2022

Créditos: Assessoria de Imprensa/Prefeitura Encantado