Demanda antiga dos moradores, Encantado inicia, a partir de 1º de janeiro, a coleta seletiva do lixo. O serviço será feito por uma nova empresa, a Transportes Dartora & Dartora Ltda, da cidade de Progresso.

“É uma grande conquista para o município e esperamos o apoio e a conscientização de nossa população para que faça a separação correta. Certamente, vamos precisar de um tempo para nos adaptar, mas acreditamos que vamos conseguir avançar muito nessa questão do recolhimento do lixo em nosso município”, comentou o prefeito Jonas Calvi. “Dentro do processo de transição foram observadas falhas na prestação do serviço, que foram cobradas da atual prestadora, contudo, a partir do novo modelo deverá se observar uma clara melhoria do serviço de limpeza público na cidade”.

Os materiais recolhidos serão os resíduos sólidos orgânicos domiciliares e os resíduos sólidos recicláveis, que terão que ser separados pelos moradores. (veja a classificação abaixo).

Nesta semana chegaram os três caminhões novos que serão utilizados para o recolhimento na cidade e no interior, conforme estabelecido pelo roteiro. O trabalho será realizado de segunda a sábado, sempre a partir das 6h (veja roteiro abaixo).

O Departamento Municipal de Meio Ambiente também realizou ações no centro da cidade orientando as pessoas sobre a separação e o recolhimento. Cerca de 60 mil sacos plásticos na cor vermelha serão distribuídos gratuitamente para a colocação do lixo seco. “É uma forma de as pessoas começarem a se habituar a separar o lixo. Todos precisam colaborar e só colocar o material para fora de casa no dia que o caminhão passar”, comentou a fiscal do Meio Ambiente, Luciana Gonçalves.

SEPARAÇÃO DO LIXO

Resíduo (seco): jornais, papéis, revistas, papelão, cadernos, embalagens longa vida, tampas de garrafas, sacos e sacolas, garrafas PET, copos e potes descartáveis, plásticos e embalagens em geral, latas de aço, alumínio e embalagens metálicas em geral, isopor, copos, pratos e outros objetos de vidro, fotografias, espuma, acrílico, espelhos, cerâmica, porcelana, entre outros.

Resíduo Orgânico: restos de comida, cascas de legumes, frutas, cascas de ovos, erva mate, borra de café, sementes, restos de varrição da casa, podas de jardim, guardanapos de papel usados, lixo de banheiro, entre outros.

ROTEIRO

Data de publicação: 29/12/2021