Eduardo Leite chegou à cidade de helicóptero por volta das 11h e foi recebido pelo prefeito Jonas Calvi no Estádio das Cabriúvas. De lá, os dois seguiram de carro até o Cristo Protetor, onde ocorreu a solenidade de assinatura do convênio.

Foi aos pés do Cristo Protetor de Encantado que o governador do Estado anunciou, ao meio-dia desta quinta-feira, dia 23, o repasse de R$ 4 milhões para o asfaltamento da estrada que liga a Lagoa da Garibaldi ao monumento.

Eduardo Leite chegou à cidade de helicóptero por volta das 11h e foi recebido pelo prefeito Jonas Calvi no Estádio das Cabriúvas. De lá, os dois seguiram de carro até o Cristo Protetor, onde ocorreu a solenidade de assinatura do convênio do Programa Pavimenta entre o Município e o Governo do RS.

Conforme os critérios do Pavimenta, Encantado se enquadrava na lista de municípios que receberiam R$ 2 milhões. Porém, em sua manifestação, o governador confirmou um aporte de mais R$ 2 milhões, totalizando o repasse de R$ 4 milhões para a pavimentação asfáltica do trecho de 2,5km.

Mobilização comunitária sensibilizou o governo

Leite destacou que a mobilização da comunidade encantadense em construir a estátua foi fundamental para sensibilizar o governo a liberar mais recursos para o asfaltamento. “Não é só a mobilização comunitária para a doação de valores financeiros, mas a dedicação de várias pessoas que se engajaram nesse processo de construção do Cristo. Quando eu disse que estaríamos ao lado de Encantado foi pelo respeito e admiração por essa capacidade da comunidade se mobilizar. Não foram ao governo do Estado apenas para pedir. Vocês tomaram a iniciativa, estão fazendo a parte de vocês. Sem falar no impacto que a estátua tem do ponto de vista econômico, de alavancar o potencial turístico dessa região. Por tudo isso determinei aos secretários que priorizássemos no nosso orçamento esse apoio ”, afirmou Leite.

O prefeito Jonas Calvi fez um agradecimento especial ao governador e aos secretários estaduais pela parceria e aos integrantes da Associação Amigos de Cristo pelo trabalho voluntário na construção do maior monumento do país, em época de pandemia e sem recursos públicos. “Esse é um momento histórico, que mostra a força, o empenho e a dedicação de nossa comunidade encantadense”, salientou.

Prefeito pede extraordinária da Câmara para votar projeto que garante contrapartida

Durante o pronunciamento, o prefeito Jonas chamou a atenção para o encaminhamento que fez à presidente da Câmara, Andresa de Souza/Yê, ainda nesta quinta-feira, solicitando a convocação para uma sessão extraordinária do Legislativo para que os vereadores apreciem o projeto de financiamento de R$ 10 milhões, que engloba investimentos em iluminação de LED, energia fotovoltaica, asfaltamento de vias importantes, asfalto comunitário e a contrapartida da pavimentação do acesso ao Cristo Protetor. A contrapartida representa 30% do valor total da obra, hoje orçada em quase R$ 6 milhões. “É um projeto que vai garantir também a nossa contrapartida nesse grande investimento que vai ser feito na estrada do Cristo. Precisamos que seja aprovado ainda esse ano”, salientou.

O próprio governador Eduardo Leite se dirigiu à presidente Yê e aos demais vereadores presentes na solenidade para que apreciem o projeto. “Fica o apelo aos vereadores para que aprovem as medidas necessárias para as contrapartidas do município”, disse Leite.

“O mundo virou os olhos para o Vale”, diz Santini

O secretário estadual de Turismo, Ronaldo Santini, lembrou que foi o primeiro representante do governo do Estado a conhecer a obra do Cristo Protetor. “É uma das obras mais importantes do nosso turismo. O mundo virou os olhos para o Vale do Taquari”, afirmou Santini, que revelou que, em março de 2022, o governo do Estado organizará um famtour com as operadoras de viagens para conhecer o Vale do Taquari e iniciar a comercialização dos atrativos turísticos com as companhias aéreas e as agências de viagens.

Também prestigiaram a solenidade os secretários estaduais Edson Brum (Desenvolvimento Econômico) e Juvir Costella (Logística e Transportes)

Data de publicação: 23/12/2021

Créditos: Assessoria de Imprensa/Prefeitura Encantado