A atividade ocorreu na Univates, em Lajeado, e contou com a participação de 37 secretarias municipais pertencentes a 16ª Coordenadoria Regional de Saúde do Estado.

Encantado participou, na quarta-feira, dia 8, da 2ª Mostra de Experiências Exitosas na Atenção Primária à Saúde (APS).

O município esteve entre os selecionados e expôs o trabalho “Brinquedoteca: fortalecimento de vínculos familiares e comunitários”, realizado pelas profissionais do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), psicólogas Juliana Aline Schmitt e Bianca Luzzi Fiorentin e assistente social Eliane Villa.

O objetivo da ação é disponibilizar um espaço de convívio e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, prevenindo a ocorrência de riscos sociais e violação de direitos.

O projeto

O espaço da Brinquedoteca foi criado em 2013, com o objetivo de disponibilizar diversos materiais que despertassem a ludicidade e a socialização de crianças de 0 a 12 anos de idade e suas famílias, prioritariamente inscritas no Cadastro Único. As atividades são planejadas por meio de temas diversos e dos interesses das crianças atendidas.

As crianças e suas famílias são encaminhadas ao CRAS por meio de serviços de educação e saúde do município. Além disso, as gestantes que participam do Projeto GráVIDA, que visa ao incentivo da vinculação mãe-bebê, são convidadas a continuarem participando das atividades do CRAS, pela inserção no Projeto Brinquedoteca.

Os encontros são quinzenais e subdivididos em grupos: crianças de 0 a 5 anos com a presença de um familiar e crianças de 7 a 12 anos. Também são propostos encontros direcionados somente para os familiares (responsáveis pelas crianças) e encontros com a presença da criança e seu familiar, podendo assim observar e intervir na dinâmica familiar.

Resultados

Conforme as organizadoras do projeto, um dos principais resultados alcançados é a vinculação das crianças e suas famílias com a equipe técnica do CRAS. “Esta aproximação proporciona um atendimento acolhedor das diversas situações referenciadas ao CRAS, no qual as famílias se sentem seguras e são incentivadas a serem protagonistas e responsáveis de suas próprias histórias”, comentam. “Além disso, com o vínculo fortificado com a equipe técnica do CRAS, conseguimos efetivar de forma mais eficaz os encaminhamentos realizados aos serviços da Atenção Primária à Saúde - APS, aumentando a adesão tanto aos tratamentos preventivos quanto aos curativos”.

As profissionais também avaliam que as famílias se sentiram mais acolhidas pela equipe técnica do CRAS, estreitando com isso a conexão dessas famílias com toda a rede de atendimento. “Também percebemos o estreitamento de laços afetivos entre as crianças atendidas e seus familiares. Consequentemente, através do estímulo de vínculos seguros e saudáveis consideramos que proporcionamos saúde integral à população atendida”, destacam.

Data de publicação: 17/12/2021

Créditos: Assessoria de Imprensa/Prefeitura Encantado