No pronunciamento, o prefeito Jonas Calvi valorizou o trabalho dos agricultores e destacou as ações do governo.

A Administração Municipal realizou na sexta-feira, dia 19, o pagamento do auxílio-silagem e da bonificação aos agricultores de Encantado. No total foram repassados mais de R$ 230 mil a 689 produtores.

No pronunciamento, o prefeito Jonas Calvi valorizou o trabalho dos agricultores e destacou as ações do governo com o objetivo de levar desenvolvimento às propriedades rurais, por meio de iniciativas e parcerias que oportunizem mais produtividade, renda e qualidade de vida.

“Nós tratamos vocês como empreendedores rurais. Só estamos aqui repassando esses valores porque vocês estão todos os dias, faça chuva ou sol, trabalhando para produzir”, salientou. “Nós temos o compromisso e a obrigação de poder devolver um pouco daquilo que vocês fazem. Se hoje a gente consegue atender boa parte da nossa agricultura, da saúde, da educação, se conseguimos fazer o asfalto comunitário, colocar fibra ótica no interior, é porque vocês estão diariamente lá no campo trabalhando.”

O secretário de Agricultura, Odocir Bagatini, agradeceu a presença dos produtores e disse que está sempre à disposição para ajudar. “É uma honra ter vocês aqui. Nunca medimos esforços para atender bem a cada um”, comentou.

A diretora da secretaria, Angelica Sfoglia, aproveitou o momento para destacar a importância do preenchimento do talão como forma de garantir mais recursos para os próprios agricultores. Ela também comentou sobre o trabalho que a Secretaria, em conjunto com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, tem feito para reformular as leis da agricultura.

Produtores destacam parceria com a Administração

Um vídeo com depoimentos de sete produtores destacou a parceria com a Administração Municipal para novos investimentos nas propriedades. “Desde que começamos a pensar no projeto de ampliação já falamos com o pessoal da Prefeitura. Está sendo uma grande parceria. Naquilo que precisamos fomos atendidos com máquinas, terraplenagem, aterro. Estou muito feliz”, relatou o suinocultor Márcio Zandonotto.

Alexandre Fraporti, presidente da Associação de Água de Linha Chiquinha, ressaltou a obra de instalação da nova rede na comunidade, que beneficiou 34 famílias. Foram cinco quilômetros de tubulação. “ Só tínhamos água de vertente. Nos dias de estiagem a maioria ficava sem água. Agora é outra qualidade. Sem o auxílio da Prefeitura com o poço e a bomba, que são os custos maiores, nunca iríamos conseguir fazer. Foi muito importante”, salientou.

Também participaram das gravações Maria Regina e Antenor Pretto, Gustavo e Admir Lorenzon e Alexandre Vian.

Palestras

Durante o evento, o engenheiro de mineração, Jordano Kussler, alertou os agricultores sobre os prazos para a regularização da outorga do uso de água e o engenheiro agrônomo Luiz Augusto Cappellaro palestrou sobre a temática Silagem de Qualidade.

Data de publicação: 23/11/2021

Créditos: Assessoria de Imprensa/Prefeitura Encantado