O prefeito Jonas Calvi disse que o sentimento era de gratidão pelo envolvimento de tantas pessoas na organização do primeiro evento oficial no Cristo Protetor.

O município de Encantado viveu um momento histórico no sábado, dia 4, com a geração e o acendimento da Chama Crioula no Cristo Protetor.

O evento, organizado pela 24ª Região Tradicionalista, em parceria com a Administração Municipal de Encantado, CTG Giuseppe Garibaldi, GAN Anita Garibaldi e DTG Guardiões do Rio Grande, atraiu 550 cavaleiros, representantes de 33 entidades tradicionalistas, com delegações oriundas das regiões do Vale do Taquari, Vale do Rio Pardo, Serra e Metropolitana.

A saída da cavalgada ocorreu no Parque João Batista Marchese. Os cavaleiros percorreram a Estrada dos Imigrantes até a Lagoa da Garibaldi, seguindo depois pela Estrada do Cristo até o monumento, onde receberam a centelha.

A programação contou com a presença do secretário estadual de Turismo, Ronaldo Santini, e da patrona dos festejos farroupilhas 2021, Liliana Cardoso.

Santini destacou a retomada gradual dos eventos devido à pandemia. “É muito importante para o setor do turismo. Aqui em Encantado, estamos convivendo em um ambiente em que quase 100% das pessoas estão imunizadas com a primeira dose da vacina contra a Covid e algumas até com a segunda dose. Ainda temos cuidados como o uso de máscara e álcool gel, mas já nos permite voltar a frequentar espaços e buscar a diversão que é ofertada pelo turismo e a cultura”, comentou.

Para Liliane, o acendimento da chama representa um momento especial para a cultura gaúcha. “É uma grande bênção estar em Encantado. Esse ambiente que presenciamos no alto desse morro é como estar junto com Deus. É ter certeza que esse Cristo nos protege, nos acalenta e nos dá resistência”, afirmou.

Data de publicação: 06/09/2021

Créditos: Assessoria de Imprensa/Prefeitura Encantado