As visitas técnicas foram realizadas na segunda-feira, dia 23.

O prefeito de Encantado, Jonas Calvi, acompanhou a comitiva da região que viajou ao Paraná para conhecer experiências na área de geração e transformação de biogás em energia elétrica e combustível veicular.

As visitas técnicas foram realizadas na segunda-feira, dia 23, e iniciaram na parte da manhã pela cidade de Foz do Iguaçu, sede do Centro Internacional de Energias Renováveis Biogás (CIBiogás), uma associação sem fins lucrativos, instalada no Parque Tecnológico de Itaipu.

À tarde, o grupo se deslocou até Entre Rios do Oeste, município que abriga a primeira usina do Brasil que produz biogás a partir do tratamento de dejetos suínos. O terceiro compromisso foi em Ouro Verde do Oeste. Ali, a comitiva recebeu informações sobre o modelo de parceria público-privada entre o município e a EnerDinBo, empresa que faz o recolhimento diário de dejetos suínos em 40 propriedades que, no total, alojam cerca de 100 mil animais.

O prefeito de Encantado, Jonas Calvi, avalia como produtiva a viagem, uma vez que oportunizou o conhecimento de novas tecnologias e produtos que poderão ser inseridos na produção de suínos local. "Sempre falamos que Encantado precisa voltar a ser a Capital do Ouro Branco, como foi no passado, quando a produção era uma das maiores do Estado. Temos esse desafio de aumentar a produção, porém, isso traz a preocupação com o meio ambiente. Por isso, queremos transformar os dejetos para que possam trazer renda também para os agricultores", argumenta.

Data de publicação: 25/08/2021

Créditos: Assessoria de Imprensa/Prefeitura Encantado