Os primeiros dados do estudo técnico realizado no entorno do monumento do Cristo Protetor de Encantado foram apresentados em audiência pública, na sexta-feira, dia 6, no Auditório Itália do Centro Administrativo.

O trabalho da empresa BSW Ambiental tem como ação inicial o diagnóstico para reconhecer quais fatores compõem a identidade local e, por meio dos resultados, planejar o processo de uso e ocupação harmoniosa, a fim de garantir a preservação da identidade e da natureza, conciliando com o uso sustentável dos recursos naturais.

A apresentação foi estruturada em três meios: físico, biótico e antrópico. Durante quase duas horas, os técnicos mostraram mapas, imagens, dados e informações sobre as características ambientais (solo, recursos hídricos, saneamento básico, fauna e flora) e culturais da região que compreende uma área de 1.400 hectares.

Segundo o levantamento, além dos usos e da ocupação humana, a área é dotada de atributos abióticos, bióticos, estéticos ou culturais importantes para a qualidade de vida e o bem-estar das populações, para a proteção da diversidade biológica e para garantir a sustentabilidade e harmonização do uso dos recursos naturais.

“Assegurar o envolvimento e a participação da população é uma forma de respeitar, reconhecer e valorizar o conhecimento local e de integrar os diversos saberes e interesses à conservação da natureza e da paisagem do lugar”, comenta o diretor da BSW, engenheiro agrônomo Daniel Schmitz. “É importante ressaltar que, quando a comunidade se percebe como parte atuante dos processos, passa a agir como protagonista no desenvolvimento de ações que são, também, de sua responsabilidade, identificando-se como processo de pertencimento e inclusão”.

Schmitz entende que as audiências públicas possibilitam que haja um maior engajamento da sociedade, proporcionam a troca de saberes, práticas e informações entre a população, os técnicos e o poder público e promovem o alinhamento entre políticas públicas e ações de caráter ambiental, social e econômico. “A transparência, o esclarecimento e a divulgação de informações sobre o estudo que vem sendo desenvolvido à sociedade, bem como sua adequação à realidade local, são pilares fundamentais deste processo participativo para que sejam respeitadas a diversidade socioambiental e cultural das populações e seus sistemas de organização econômica”, acrescenta.

“O desafio é definir o que a comunidade quer para o futuro”, afirma prefeito Jonas

O prefeito Jonas Calvi elogiou o trabalho realizado pela empresa que, segundo ele, vai além de um estudo ambiental. “O que vimos aqui são conceitos que envolvem não só a estátua do Cristo, mas muitas outras coisas que para nós, por vezes, passam despercebidas. Os técnicos nos trouxeram um olhar totalmente diferente. O que planejamos e queremos discutir junto com todos vocês é algo para o futuro, para 150 anos”, disse.

Jonas enfatizou que um dos maiores desafios é definir o que a comunidade quer para o futuro. “Vamos ter que discutir muito, ter a compreensão do que queremos para aquele entorno. Porque um monumento sozinho não vai dar certo”, pondera, ao mesmo tempo em que cita a mudança drástica que o município percebe desde a subida dos braços e da cabeça do Cristo há quatro meses. “Não é só o entorno da estátua. A nossa concepção enquanto município também mudou muito. Não tem como pensar em desenvolver Encantado sem falar nas oportunidades que o Cristo está trazendo para nós. E não é apenas no turismo, mas um desenvolvimento que precisamos alcançar na educação, na saúde e na agricultura”, conclui.

Desafios

Ao final da apresentação, o diretor da BSW Ambiental, Daniel Schmitz, lançou desafios que precisam ser enfrentados a partir de agora.

- Harmonizar todos os elementos

- Atender os anseios dos investidores, moradores locais e população

- Potencializar os pontos positivos

- Atenuar os pontos negativos

- Projetar o uso futuro

- Garantir a sustentabilidade e respeitar a identidade local

Participação popular

A população pode encaminhar contribuições sobre o tema para o e-mail projetocristo@encantado-rs.com.br

Live

A íntegra da audiência pública está disponível em vídeo no Facebook da Prefeitura (acesse aqui).

Data de publicação: 11/08/2021

Créditos: Assessoria de Imprensa/Prefeitura Encantado