542 famílias de baixa renda dos bairros Navegantes, Nova Morada, São José e Vale dos Pinheiros recebem os equipamentos.

O prefeito Jonas Calvi acompanhou, nesta semana, o trabalho da RGE na instalação de trocadores de calor, também conhecidos como chuveiros inteligentes, em residências de Encantado.

A ação faz parte do Programa de Eficiência Energética da concessionária e beneficia 542 famílias de baixa renda dos bairros Navegantes, Nova Morada, São José e Vale dos Pinheiros.

O objetivo é contribuir para a diminuição das contas de luz, com a redução do impacto do chuveiro elétrico na fatura de energia, já que este equipamento é responsável por cerca de 35% do valor pago.

A escolha de quem recebe os chuveiros inteligentes é feita pela RGE, em conjunto com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que indicam as famílias com base em cadastros de programas sociais.

Outra ação de eficiência energética que será realizada em Encantado é a entrega de 2.766 lâmpadas LED para clientes baixa renda e residenciais comuns, beneficiando mais de 600 famílias.

O sistema dos chuveiros

Os trocadores de calor são equipamentos que permitem uma economia de até 50% no gasto com energia, principalmente no horário de ponta, onde o chuveiro é mais utilizado. O chuveiro também propicia economia média de 15 mil litros de água por ano. A nova instalação substitui o chuveiro comum por um sistema inteligente de aquecimento de água, transformando-o em um equipamento mais eficiente.

No momento do banho, a água da caixa ou da rede, através de conexões especiais, é conduzida até uma plataforma e passa por dentro do trocador de calor, aproveitando o calor já gerado pela água do banho, necessitando de uma potência menor de energia para que se atinja a temperatura ideal da água. O sistema também possui resistência blindada e a plataforma é feita de aço inox, o que aumenta a vida útil.

Data de publicação: 29/07/2021

Créditos: Assessoria de Imprensa/Prefeitura Encantado