O empreendimento faz parte do Programa Frango de Corte da Cooperativa Dália Alimentos.

O prefeito Jonas Calvi acompanhou, na tarde desta segunda-feira, dia 26, o trabalho de alojamento do primeiro lote de pintos no Condomínio Avícola São Luiz, localizado na Linha São Luiz.

Foram alocadas na granja 175 mil aves.

Jonas foi recebido pelo presidente e o vice do Conselho de Administração da cooperativa, Gilberto Piccinini e Pasqual Bertoldi, além do presidente do condomínio Flávio Villa, o tesoureiro Ivanir Badin e o técnico Vanderlei Michelon.

O prefeito destacou a satisfação de poder acompanhar de perto obras do porte que a Dália construiu em Encantado. “A gente está cada vez mais buscando incentivar o nosso produtor, o nosso empreendedor rural. Esse é um bom exemplo que temos em Encantado. Que possamos cada vez mais espraiar para outras regiões do nosso município”, comentou.

Piccinini chamou atenção para a importância da parceria público-privada para a concretização dos empreendimentos e lembrou que o município de Encantado, há mais de duas décadas, é parceiro em iniciativas que visam ao fortalecimento do agronegócio. “Iniciamos há mais de 20 anos com parcerias na suinocultura e agora na avicultura, comprovando que municípios com gestores visionários servem de inspiração para a geração de renda de outros”, disse, agradecendo ao prefeito Jonas e lembrando o saudoso Adroaldo Conzatti, que faleceu em março enquanto prefeito do município, caracterizado pela visão e por ser o único chefe do Executivo a instalar dois núcleos em um único município.

Bertoldi reforçou que somente empresas e gestores visionários enxergam o futuro e investem em projetos como este. “Aqui possuímos granjas altamente tecnológicas, estruturadas no modelo associativo de produção, pois a Dália Alimentos acredita no potencial de quem produz e vive no meio rural”.

Você sabia?

Segundo os técnicos da cooperativa, após o período de aproximadamente 42 dias alojadas no condomínio, as aves serão encaminhadas ao frigorífico de frangos da Dália Alimentos, em Palmas, cidade de Arroio do Meio, para abate e industrialização. Hoje são abatidas 35 mil aves por dia na unidade, porém, a capacidade de abate é de 55 mil aves por dia, mas com a crise que afeta os preços das principais commodities para a elaboração de rações, como milho e soja, o alojamento em cada granja está reduzido em 175 mil pintos.

Cada núcleo é constituído por nove pavilhões com capacidade para 275 mil aves por lote. Os condomínios fazem parte do Programa Frango de Corte estruturado pela Dália Alimentos para viabilizar a cadeia produtiva avícola. Também integra o programa o frigorífico de frangos e as fábricas de rações e de farinhas, em Arroio do Meio; o Matrizeiro (ASA – América Sociedade Avícola), em Vale Verde e o Incubatório, em Mato Leitão, todos em operação.

Data de publicação: 26/07/2021

Créditos: Imprensa/Prefeitura Encantado e Imprensa/Dália