As atividades foram realizadas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) com os grupos do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).

No mês de maio, a Administração Municipal chamou atenção da comunidade para o Maio Laranja, dedicado ao combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

As ações foram realizadas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) com os grupos do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).

As mulheres e idosas participaram de conversas sobre o tema, com uma dinâmica que utilizou imagens da flor-símbolo do Maio Laranja, com pequenas frases para incentivar o diálogo, além da imagem da menina Araceli Cabrera Crespo, cuja história de sua morte é lembrada para que não se repita. O objetivo foi alertar as usuárias para sua função de protetoras das crianças e adolescentes.

Já com os grupos de crianças foi contada a história infantil “Pipo e Fifi - Prevenção de violência sexual na infância”, de Caroline Arcari. Por meio da escuta da história foi realizado um diálogo do tema com as crianças, além de conversa sobre o significado da flor-símbolo. A atividade foi concluída com a confecção da flor, usando bolinhas de papel crepom e escrita do entendimento do assunto trabalhado pelas crianças.

O grupo de adolescentes participou de uma roda de conversa sobre o tema, em parceria com o Conselho Tutelar de Encantado.

Data de publicação: 02/06/2021

Créditos: Assessoria de Imprensa/Prefeitura Encantado