O troféu de Campeã Geral dos IV Jogos Rurais, realizados sábado (19), ficou com a comunidade da Linha Argola, anfitriã do evento. A comunidade somou mais pontos nas 26 provas realizadas. Entretanto, no quesito integração e diversão, todos os participantes foram campeões. Quem não jogou, apoiou e torceu pelos atletas, que se esforçaram para bem representar as 13 comunidades inscritas.

Desde as tradicionais provas do ovo na colher, chute ao pneu, bocha 48 e canastra até as mais acirradas como o cabo de guerra, corrida de carriola e pegar galinha foram exemplos de integração entre jovens, adultos e idosos. O queijo e o salame saíram da mesa dos descendentes de italianos para se tornarem materiais de competição. As inéditas provas de arremesso de queijo e revezamento de salame prometem entrar para a história dos jogos no município. O carteado tomou conta do salão comunitário durante toda a tarde, com os tradicionais jogos de bisca, três sete e escova.

A cultura dos imigrantes também esteve presente na produção de bigoli – massa caseira – que exige habilidade e força. A mora foi uma das provas com menos inscritos. Apenas duas duplas se inscreveram, o que demonstra que o jogo de acertar a soma dos dedos que os jogadores expõem sobre uma mesa e gritar o número em italiano, já não é mais praticado pelos descendentes de italianos. O coordenador do evento, André Boeri, comenta que “a preocupação da organização foi justamente incluir essas modalidades que estão sendo esquecidas para que os mais jovens tenham a oportunidade, não só de ver os nonos jogando, mas também possam aprender e dar continuidade à tradição”.

A tarde de sol foi um atrativo a mais para as cerca de 500 pessoas que foram até a localidade da Linha Argola. No almoço de confraternização o evento contabilizou 200 participantes. Para os irmãos Gildo Pederiva, Teresinha Pederiva da Silva, Elisa Pederiva Salton e Italina Signori, que moram em localidades diferentes, o evento foi também motivo para se reencontrarem. “Tenho um filho que jogou futebol, a nora participou nos pênaltis, um sobrinho no tiro ao alvo e eu e a Italina participamos nos jogos de carta”, revela Teresinha.

De acordo com Boeri, “foi um dia para sair da rotina, rever amigos, competir e se divertir. Esperamos que na próxima edição as comunidades estejam ainda mais envolvidas com o evento”. Ele faz um agradecimento a toda equipe que trabalhou, aos apoiadores e comunidades que se integraram ao evento. Em 2012, a comunidade que sediará o evento é a Barra do Coqueiro. A quinta edição dos Jogos Rurais deverá ocorrer no mês de maio.

A realização é da Administração Municipal, através da Secretaria da Agricultura, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Uergs, com o apoio do Sicredi. As fotos do evento estão disponíveis emencantado.rs.gov.br.

Data de publicação: 22/11/2011