O secretário municipal da Saúde e Meio Ambiente, Marino Deves, participou quinta-feira (17) de uma audiência na Secretaria de Estado da Saúde, juntamente com o diretor do Hospital Beneficente Santa Teresinha (HBST) Vagner dos Anjos e os vereadores Eldo Orlandini (PMDB) e Everaldo Delazeri (PDT). Eles foram recebidos pelo secretário de Estado Ciro Simoni e a pauta do encontro foi a instalação de uma UTI no hospital.

Deves, fez uma explanação a Simoni sobre a situação da saúde no município e na região alta do Vale do Taquari e os investimentos que a Administração Municipal tem feito na área. Destacou a instalação do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além de ressaltar os percentuais investidos por todos os municípios da região na área da saúde, o que resulta em bons índices no setor de atenção básica.

“Atualmente, o principal problema de todos esses municípios é a necessidade de transferências para UTI”, explica Deves. O diretor do hospital apresentou ao secretário Ciro Simoni o projeto para instalação da UTI, encaminhado ainda em 2009, mas que se encontra em análise na Vigilância Sanitária. Embora entenda a complexidade da análise e as diversas modificações que foram realizadas no projeto, Simoni se comprometeu em interferir junto à Vigilância Sanitária para agilizar a emissão do parecer.

Data de publicação: 22/11/2011