A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), através da Coordenação Pedagógica, promoveu nos dias 19 e 26 de outubro e 9 de novembro um momento de formação para os professores da rede municipal de ensino, no Centro Municipal de Educação Encantado. A iniciativa contou com a parceria do Sicredi, através do Programa “A União faz a Vida” e Univates, e procurou oferecer condições aos professores para se desenvolverem profissionalmente. O tema do curso foi Matemática – Decomposição com a utilização do material dourado.

“Esta formação teve como objetivo o saber experiencial e a prática docente cotidiana das professoras, sobre a utilização do material dourado na decomposição, convertendo-a no objeto principal de estudo e reflexão”, explica a coordenadora pedagógica da Smec, Lisiane Chanan Christ. A professora Glória Maria Anderle Butzen desenvolveu atividades, que conduziram gradualmente a decomposição da forma concreta para níveis de abstrações. A coordenadora pedagógica e professora de Matemática, Jaqueline Echer, comenta que “através deste estudo, os professores estarão atuando de modo a tornar o conhecimento matemático acessível a todos, contribuindo para a superação dos preconceitos presentes no ensino-aprendizagem dessa disciplina”.

Para Jaqueline, “a Smec, preocupada com a formação continuada dos professores, promove constantemente palestras e cursos, visando a superação de dificuldades e a melhoria do ensino”. “Acreditamos que um processo de formação continuada, que tem como eixo a reflexão coletiva sobre a prática, pode aprimorar a competência dos profissionais e levá-los a incorporar recursos metodológicos a uma prática docente, que propicie a construção do conhecimento, através do fazer, e de atividades que permitam trabalhar as competências matemáticas”, conclui.

Data de publicação: 16/11/2011