Abrir uma torneira e receber água potável em casa e na propriedade tornou-se motivo de felicidade para os moradores da Linha Cedro, interior do município. Os dias difíceis, em que os produtores precisavam buscar água nos poços e arroios ficaram para trás. A rede de água da localidade, inaugurada recentemente pela Administração Municipal, oferece mais saúde e qualidade de vida aos agricultores.

O município, através das secretarias municipais de Obras e da Agricultura, realizou os trabalhos de infraestrutura e investiu na aquisição de tubulação e equipamentos. Em contrapartida, os moradores auxiliaram através de um mutirão. A rede de água beneficia mais de 40 pessoas. O vice-prefeito José Calvi enalteceu o trabalho das secretarias e a importância da obra para a comunidade. “É com muita alegria que hoje disponibilizamos água encanada nesta localidade. Isso é também resultado da união dos moradores”, salienta.
A agricultora Teresinha Maria Pederiva (77) mora na Linha Cedro há 54 anos e conta como era difícil a vida sem água encanada. “Não tínhamos água na cozinha, nem para lavar roupa, precisávamos ir buscar nos poços e nos arroios”, relembra. “Nossa vida agora é mais feliz. Eu não queria morrer sem antes ter a água encanada, e Deus me ajudou”, comemora.

A felicidade é compartilhada pelo morador Elemar Klunk (60). Emocionado, ele lembra que há mais de 30 anos esperava pela rede de água. “Nas épocas de seca recebíamos água com o caminhão ou precisávamos buscar em lugares distantes. Hoje temos uma nova vida, com mais qualidade, felicidade e principalmente com saúde”, revela.

Novas redes
No mês de outubro também foi inaugurada nova rede de água na Linha São Marcos, onde se concentra 20% da produção de suínos do município. Ainda neste mês terá início a construção da rede na Linha Alegre Baixa.

Data de publicação: 09/11/2011