Em cerimônia realizada na noite de segunda-feira (7), no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, Encantado foi agraciado com dois Certificados de Reconhecimento no 10º Prêmio Gestor Público promovido pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do Rio Grande do Sul (Sindifisco) e pela Associação dos Fiscais de Tributos Estaduais (Afisvec). O Grupo de Artes Nativas Anita Garibaldi abrilhantou a recepção aos participantes do evento com danças tradicionalistas.

Encantado recebeu a premiação com os projetos Da Vulnerabilidade à Recuperação com Dignidade, sobre o Centro de Atenção Psicossocial (Caps), e Retratando o Município e Contando Histórias da Comunidade, que apresenta uma coletânea de fotos e resgate da história das comunidades do município. O vice-prefeito José Calvi subiu ao palco para receber a honraria. Além de Calvi, estiveram presentes no evento o responsável pelos projetos, professor Airto Francisco Gomes, e uma comitiva de secretários e servidores municipais.

Para o prefeito Paulo Costi, “os prêmios são o reconhecimento pelas boas ações que realizamos em nossa comunidade”. “Essa premiação, além de homenagear as equipes, é também um incentivo a continuar investindo em novos projetos”, comenta. Calvi faz um agradecimento a todas as equipes envolvidas, “uma vez que cada etapa está sendo cumprida, de acordo com os objetivos e metas traçadas, e quem está ganhando com isso é a comunidade, principal razão de elaborarmos os projetos”.

Encantado esteve entre os 30 municípios que receberam premiações. Outro projeto inscrito pela Administração Municipal, mas que foi somente homologado, é o da Ambravat, Somando forças para salvar vidas, que relata o histórico do Corpo de Bombeiros Voluntários e sua Associação com os municípios envolvidos.

Para o autor dos projetos, Airto Francisco Gomes, “todos os que se envolveram na execução destes projetos estão de parabéns, extensivo à comunidade que também tem importante participação no sucesso dos mesmos”.

Conheça os projetos premiados

Da vulnerabilidade à recuperação com dignidade é um projeto na área da Saúde que contempla o atendimento psicossocial. Antes do projeto, os pacientes precisavam se deslocar a outros municípios para receber atendimento e iniciar a recuperação, o que era oneroso e preocupava os familiares. Devido à distância dos centros de tratamento, a recuperação muitas vezes não se confirmava. Atualmente, o Caps de Encantado possui mais de 700 pacientes cadastrados, contando com um corpo clínico especializado nas diferentes áreas de atendimento. As oficinas de trabalho e lazer apresentam alto índice de recuperação. O Caps disponibiliza inclusive leitos para internação, em hospitais próximos. A próxima etapa do projeto é a aquisição de área para construção de prédio próprio, para que o Centro de Atenção Psicossocial transforme-se em uma referência regional neste tipo de assistência.

Retratando o município e contando histórias da comunidade é um projeto na área da Educação, que contempla o resgate histórico do município e foi projetado pelo professor Airto Francisco Gomes, através da Casa de Cultura. O projeto começou a ser executado no ano passado, com um concurso de fotografias, seguido de exposição de fotografias, edição e lançamento de livro do poeta Jorge Moreira, (Versando sobre Ruas de Encantado). Outras duas fases ainda estão em execução e contam com o apoio das secretarias da Agricultura, Emater e clubes de mães de diferentes comunidades, sempre coordenado pela Secretaria de Educação e Cultura, através da Casa de Cultura. Estas duas últimas etapas têm o objetivo de resgatar a história de cada comunidade, das zonas urbana e rural, sendo posteriormente disponibilizadas em locais próprios, que servirão de mini-museus, com o resgate da história das famílias, documentos, objetos de origem e relatos de moradores. Na última etapa cada comunidade envolvida poderá realizar um mutirão, que terá orientações técnicas e auxílio de maquinários, para embelezar suas sedes.

Data de publicação: 08/11/2011