O secretário estadual de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano (SOP), Luiz Carlos Busato, e o deputado estadual Ronaldo Santini (PTB) participaram hoje (31) de uma reunião com lideranças e empresários do município, no Espaço Dália de Gastronomia. O prefeito Paulo Costi realizou a abertura do encontro, organizado pela Administração Municipal, e que teve o objetivo de apresentar o projeto de construção da Rota do Desenvolvimento e sensibilizar o Governo do Estado a apoiar a obra. Santini e Busato manifestaram apoio ao novo empreendimento.

O vice-prefeito José Calvi e o secretário municipal de Planejamento Tiago Orsolin apresentaram dados técnicos da nova via, que desviará o tráfego pesado do Centro, desde a Avenida Padre Anchieta até a Rua Coronel Sobral. Segundo o levantamento apresentado, a Rota do Desenvolvimento beneficiará diretamente 18 empresas de médio e grande porte, que mantém um fluxo diário de mais de 500 caminhões. Atualmente, 62% do tráfego na Avenida Padre Anchieta e ruas centrais é de caminhões leves e pesados, ônibus e ambulâncias, o que poderia ser desviado para a nova estrada.
Participaram do encontro demais secretários municipais, o presidente do Conselho Encantadense Pró-Desenvolvimento (CEPD), Dr. Nestor Bergamaschi, o presidente da Câmara de Vereadores Valdecir Gonzatti, o presidente da CDL Airton Giordani, representantes da Associação Comercial e Industrial de Encantado (Aci-e) e empresários.

O superintendente da Cooperativa dos Suinocultores de Encantado Ltda (Cosuel), Carlos Alberto Figueiredo Freitas, anunciou que em 2012 a Cosuel estará duplicando sua produção e que o fluxo de caminhões chegará a 400 por dia. Para o empresário Ricardo Fontana, “essa obra é uma antiga reivindicação não só das empresas, mas da comunidade”.

Manifestação de apoio
Durante o encontro, Busato anunciou o projeto Estradas do Desenvolvimento, do Governo do Estado, que deverá investir R$ 10 milhões para melhorias em estradas dos municípios gaúchos no ano que vem. Ele manifestou apoio para incluir a obra no projeto e viabilizar a cedência das máquinas para a realização do aterro. Busato também pediu o empenho do deputado Ronaldo Santini para a aprovação do projeto na Assembleia Legislativa. Santini demonstrou interesse em articular ações para que a obra seja realizada. “Solicito que as lideranças procurem seus deputados para unir esforços, uma vez que essa obra é muito importante para o município”, reforça.

Projeto e valores
O município recebeu recentemente a imissão de posse do terreno, desapropriado pelo valor de R$ 194.320,49. A Câmara Municipal de Vereadores contribuiu com R$ 142 mil e o restante foi investido pela Administração Municipal. A extensão da via é de 505 metros e área total de 14.474 metros quadrados.

De acordo com o projeto, será necessário realizar um aterro para elevar o leito da estrada. A previsão é de cerca 4,5 mil cargas de terra para o aterro. Outra obra necessária será a construção de um pontilhão sobre o Arroio Santa Clara, orçado em R$ 265 mil. O projeto de pavimentação asfáltica da Rua Coronel Sobral já está cadastrado no Siconv e está orçado em R$ 498.500,00. O município deverá cadastrar também projeto para asfaltar o trecho aterrado, entre as ruas Padre Anchieta e Coronel Sobral.

Data de publicação: 01/11/2011