Uma conquista inédita no município está beneficiando as pessoas atingidas pela enchente de julho deste ano. O trabalho da Administração Municipal em juntar toda a documentação necessária, atendendo aos prazos e critérios estabelecidos pela Defesa Civil Estadual e Nacional, resultou na liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para os moradores de áreas inundadas.

Com a homologação do Decreto de Situação de Emergência 98/2011 pelo órgão estadual e reconhecido pelo órgão federal, pessoas que possuem valores no FGTS e que residem nas áreas atingidas podem requisitar a retirada do fundo. Até esta quinta-feira (27), a Secretaria Municipal de Assistência Social atendeu cerca de 550 pessoas, que apresentaram comprovantes de residência e demais documentos exigidos.

Após a triagem realizada pela Assistência Social, os trabalhadores receberam uma certidão e compareceram na Caixa Econômica Federal (CEF) para encaminhar o pedido. O horário de atendimento do banco foi estendido, das 9h às 16h, e a equipe recebeu reforço para melhor atender a todos. O limite para retirada é de R$ 5,4 mil por conta do FGTS. Os valores deverão ser aplicados pelas famílias na reconstrução de casas, aquisição de móveis e utensílios danificados pela enchente.

Ajuda em boa hora
A moradora do Bairro Navegantes, Jussara Lisboa (37), foi uma das primeiras trabalhadoras a procurar pelo benefício. Ela conta que a ajuda veio na hora certa, pois está reconstruindo sua casa. Para Simone da Silva Paz Lopes (37), também do Bairro Navegantes, depois de enfrentar três enchentes, nos 16 anos que reside no bairro, “essa é primeira vez que conseguimos esse benefício”. “Todos os moradores atingidos merecem receber esse valor, porque virá em boa hora”, comemora.

Trabalho de equipe
Para o secretário municipal da Administração, Luciano Moresco, “esse é o resultado de um trabalho correto e competente, realizado por toda a equipe da prefeitura e pela Defesa Civil municipal, que apresentaram relatórios e levantamentos das áreas atingidas pela enchente de julho de 2011”. A secretária de Assistência Social, Valéria de Castro Caldas, observa que “é grande a satisfação das pessoas com esta possibilidade de minimizar os prejuízos que tiveram com a enchente”.

As pessoas que não conseguiram comparecer nessa semana na Secretaria de Assistência Social têm até o dia 10 para apresentar a documentação e encaminhar os pedidos na CEF.

Data de publicação: 27/10/2011