Através de uma parceria entre a Administração Municipal e Ministério do Esporte, cerca de 400 estudantes do município são beneficiados com o Projeto Segundo Tempo. Crianças a adolescentes, de seis a 16 anos, ocupam o tempo ocioso com atividades esportivas e recreativas, orientadas por profissionais de Educação Física e monitores. O objetivo é proporcionar melhor qualidade de vida e incentivar a prática esportiva entre os estudantes.

As 400 crianças e adolescentes estão divididos em quatro núcleos – Associação Pró-Menor Encantadense (AME), Bairro Jacarezinho, Parque João Batista Marchese e Escola Municipal Tancredo Neves, no loteamento Lago Azul. Todos os beneficiados recebem uniforme, composto por camiseta e bermuda, utilizam material esportivo de qualidade, e em cada encontro é oferecido reforço alimentar, com sanduíche, bolo, frutas, entre outros.

Em Encantado, o projeto conta com um coordenador geral, um coordenador pedagógico, quatro coordenadores de núcleo, formados em Educação Física, e cinco monitores, estudantes de Educação Física. Os encontros são realizados três vezes por semana em cada núcleo e são ministradas pelos coordenadores, com o auxílio do monitor.

Os alunos que desejam participar do Projeto Segundo Tempo devem fazer inscrição no núcleo mais próximo a sua casa ou na sala do projeto, no Centro Administrativo.

Recursos

Os recursos para a manutenção do Projeto Segundo Tempo no município são oriundos do Ministério do Esporte, com contrapartida mensal da prefeitura. O município recebeu no mês de junho de 2010 uma parcela de R$ 98.400,00 e outra em julho deste ano, no mesmo valor, que equivale ao custeio do projeto pelo período de 18 meses, a contar de 28 de janeiro de 2011.

A contrapartida mensal do município é de R$ 1.991,93, que equivale ao salário do coordenador geral – R$ 1.541,93 – e de um monitor de atividades complementares – R$ 450.

Além das parcelas, o Ministério do Esporte repassou ao município quatro kits de material esportivo, contendo bolas de futsal, de futebol de campo, de basquete, de voleibol, de handebol, além de cones, bambolês, coletes de identificação e cordas. Foram enviadas ainda 1.200 camisetas com a logomarca do projeto e 400 bermudas, que compõem o uniforme.

As despesas com recursos humanos e com a merenda oferecida são custeadas com o valor repassado pelo Ministério do Esporte. A empresa fornecedora do reforço alimentar é Leonildo Dal Pizzol e Cia. Ltda, que foi contratada após licitação na modalidade pregão presencial. O valor contratado no plano de trabalho é de R$ 1 por lanche para cada aluno. O custo mensal com o reforço alimentar é de R$ 4.800.

Salários e carga horária

Quantidade