ESF de Jacarezinho inicia atividades A Secretaria Municipal da Saúde e Meio Ambiente oficializou ontem (4) o início das atividades do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) no Posto de Saúde do Bairro Jacarezinho.

ESF de Jacarezinho inicia atividades

A Secretaria Municipal da Saúde e Meio Ambiente oficializou ontem (4) o início das atividades do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) no Posto de Saúde do Bairro Jacarezinho. O secretário Marino Deves e a técnica de enfermagem Priscila de Brito Nunes participaram de uma reunião com a equipe de trabalho para apresentar e discutir todos os aspectos que envolvem a saúde da família.

Para Priscila, “o ESF tem um papel muito importante para a comunidade, através das visitas domiciliares, pois é a porta de entrada para o sistema público de saúde”. Deves também destaca que “este trabalho multidisciplinar beneficia os moradores de toda a área compreendida pelo programa, principalmente pela promoção e prevenção de saúde”. “Estamos contemplando a comunidade com um programa inédito nesta localidade”, comemora.

A equipe do ESF Jacarezinho é formada pelo médico Enrique Etges Ortega, enfermeira Eliana De Fátima Baldissera Cobalchini Pederiva, técnica de enfermagem Sandra Vian e as agentes comunitárias de saúde Ramone Mara Sangalli De Moraes, Salete Lourdes Pretto, Marilia Luzzi, Luciane De Conto Dalla Vecchia, Patricia Delalibera, Simone Maria Cappelari Sangalli e Maurina Freire Silva.

Além de realizar as visitas domiciliares, os profissionais atuam nos grupos de trabalho com hipertensos, diabéticos, obesos, entre outros, para fornecer orientações e encaminhamento para tratamento. Outra frente de trabalho do ESF é contribuir para elevar os índices de vacinação, SispreNatal, pré-câncer e demais exames preventivos. Com a adesão do município ao programa Rede Cegonha, as agentes de saúde e as unidades de saúde passam a oferecer também o teste rápido de gravidez.

Data de publicação: 05/10/2011