O Centro Municipal de Educação Encantado (CMEE) formalizou dia 30 de agosto a renovação do contrato anual com a Ecoaplub, de Porto Alegre. A entidade doa todos os meses R$ 500 para custear diversas oficinas, realizadas com os alunos no turno inverso ao escolar. Na ocasião, os estudantes apresentaram às autoridades e representantes da Ecoaplub os trabalhos desenvolvidos. As atividades são coordenadas pelas professoras Sueli Casarotto, Eliane Bianchi e Rosane Bagatini.

Os recursos doados pela Ecoaplub incentivam a realização de diversas oficinas e atividades na escola. No turno inverso ao escolar, o CMEE oferece aos alunos oficinas de crochê, bordados, pintura em madeira e em tecido, patchwork, costura, trabalhos com massa acrílica, fabricação de sabonetes, sabão líquido e em barra – o Spubom –, além de realizar experiências e preparo de bolos doces e salgados. “Através dessas oficinas desenvolvemos com os alunos o verdadeiro sentido de empreendedorismo e de sustentabilidade”, garante a diretora Adriana Lorenzi Mendez.

Além da assinatura do contrato, a escola promoveu a palestra “Crise da autoridade e como resgatá-la”, ministrada pelo jornalista e educador David Orling, aos pais, professores e alunos da UAB e EJA. A palestra contou com a participação dos professores e músicos Marcelo Haas e Edemar Bernstein.

Na presença da comunidade escolar e autoridades, o CMEE inaugurou a sala de artes, equipada com móveis e utensílios, que foram doados por parceiros da escola. A decoração do ambiente ficou a cargo das alunas das oficinas de artes. O coquetel de confraternização também foi preparado pelos associados da cooperativa escolar. “Estamos felizes, pois o envolvimento em trabalhos interdisciplinares, integrando a arte e as disciplinas, embelezou todo o ambiente escolar”, comenta a diretora.
Participaram da solenidade o prefeito Paulo Costi, a secretária municipal de Educação e Cultura, Roseli Mottin Soares, representante da Aplub Adriano Mussi e equipe escolar.

Data de publicação: 06/09/2011