O III Desafio Voluntário, promovido pelas Unidades Parceiros Voluntários dos Vales do Rio Pardo e Taquari, conseguiu mobilizar centenas de pessoas em ações voltadas à comunidade. Em Encantado foram realizadas 21 atividades, que envolveram 487 pessoas e beneficiaram 2.545 moradores. Entidades, grupos de pessoas e empresas realizaram desde a revitalização de espaços públicos até palestras e cortes de cabelo.

De acordo com a coordenadora local, Nair Mezacasa, a promoção superou as expectativas. “Quando se trata de voluntariado organizado, as pessoas se sentem felizes em realizar algo pelos outros. Os voluntários sabem que as ações que realizaram durante esses três dias do mês de agosto ajudaram pessoas que realmente precisam de apoio e melhor qualidade de vida”, comenta. O trabalho voluntário, de acordo com os organizadores, agrega valor a quem o faz, promove a melhoria da autoestima e a reintegração social.

A equipe das Girls Cabeleireiras participou pela primeira vez de uma ação voluntária organizada e revela sua satisfação com a oportunidade. “É sempre gratificante poder ajudar de uma maneira que está ao nosso alcance”, comenta Claudete Bazanella. Elas realizaram cortes de cabelo gratuitos aos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Osvaldo Aranha, localizada na Barra do Coqueiro. “O tempo que passamos em companhia das crianças contribuiu para nosso crescimento pessoal e profissional, graças ao companheirismo de todos”, avalia.

Relação das ações realizadas no III Desafio Voluntário
VoluntáriosAçõesNºPessoas envolvidasNº Pessoas Beneficiadas
1Diretoria ACI-EOrnamentação Canteiro Vale dos Pinheiros20160
2Psicóloga Leticia HenzPalestras educativas e motivacional -AME Encantado188