O município de Encantado é um dos primeiros do Estado a aderir ao projeto piloto da Rede Cegonha no Estado. Uma equipe da Secretaria Estadual da Saúde participou recentemente de um encontro com os gestores locais para a implantação da iniciativa, que busca promover um acesso aos serviços de saúde mais qualificado à gestante e à criança.

A diretora do Departamento de Ações em Saúde da SES, Sandra Fagundes, participou da reunião, acertando como será realizada a identificação dos pontos frágeis existentes na rede atual, desde a atenção básica até a alta complexidade. A partir desse diagnóstico serão definidas quais ações serão realizadas no município, em parceria com a 16ª Coordenadoria Regional de Saúde, Hospital Beneficente Santa Teresinha, Caps e Secretaria Municipal da Saúde.

Cada uma das 19 regionais de saúde do Estado terá um município piloto para a implantação da Rede Cegonha. As escolhas dos locais foram definidas através dos Colegiados de Gestão Regionais (Cogere).

O lançamento oficial do projeto Rede Cegonha RS ocorre nesta sexta-feira, dia 26, às 14h, na Assembleia Legislativa. O secretário municipal da Saúde e Meio Ambiente, Marino Deves, estará presente na solenidade.

Rede cegonha
A Rede Cegonha é uma estratégia de mudança do modelo de atenção obstétrica e infantil por meio do fortalecimento da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher, no componente atenção obstétrica.

Com a implementação de uma rede de cuidados que assegure às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo, à gravidez, parto e puerpério seguros e humanizados, e às crianças o direito ao nascimento e desenvolvimentos saudáveis, a Rede Cegonha articula ações nas três esferas de gestão do SUS de modo a garantir a melhoria da qualidade dos diversos serviços de saúde que compõem esta rede.

Data de publicação: 24/08/2011