O município de Encantado registrou a segunda pior enchente sofrida desde a sua fundação. No final do mês de julho, o rio Taquari esteve 19 metros acima do seu leito normal e causou um prejuízo de R$2,2 milhões a cidade.

Cerca de duas mil pessoas ficaram desabrigadas, muitas estradas foram destruídas e parte da cidade ficou completamente alagada, acarretando prejuízos em propriedades rurais, estabelecimentos comerciais, industriais, além de muitas residências. Buscando diminuir os reflexos da forte enchente, o vice-prefeito, José Calvi, secretário de Administração, Luciano Moresco e o vereador, Jonas Calvi, estiveram no gabinete do Presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT/RS), na manhã desta quarta-feira (17), para pedir o apoio do parlamentar na liberação dos recursos que tramitam no Ministério da Integração Nacional.

“O nosso Estado tem sofrido muito com as intempéries. Nesta época do ano, está ocorrendo uma série de enxurradas, ventos, enchentes que têm deixado muitos municípios em estado de emergência. No caso de Encantado a destruição foi significante, parte da cidade ficou alagada, principalmente o bairro Navegantes, que fica próximo ao leito do rio. A exemplo de Encantado, quero deixar meu gabinete à disposição dos municípios gaúchos que estão enfrentando os reflexos dos desastres naturais. Estarei trabalhando junto a administração de Encantado e do Governo Federal para juntos amenizarmos os prejuízos e recuperarmos o cotidiano dos moradores de Encantado”, disse o Presidente Marco Maia.

Data de publicação: 18/08/2011