A Secretaria Municipal da Agricultura, juntamente com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, promoveu uma reunião com lideranças locais e regionais dia 11 de agosto para discutir a importância da cadeia leiteira e a adesão de Encantado ao saneamento oficial de todas as propriedades rurais. A iniciativa tem com base o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O saneamento de todas as propriedades rurais beneficiará principalmente os produtores de leite, uma vez que a área municipal deverá ser considerada livre de tuberculose e brucelose bovina. Os mercados nacional e internacional deverão exigir cada vez mais produtos lácteos fabricados com leite saneado oficialmente e o projeto vai ao encontro dessas tendências industriais. Entretanto, um dos maiores benefícios para a comunidade é a melhoria da saúde pública, uma vez que as duas doenças são transmissíveis ao homem através do contato com os animais e do consumo de carne bovina, leite e seus derivados não pasteurizados.

Os debates foram orientados por apresentações feitas pelo representante do Mapa, Jorge Meana, e pelo coordenador do projeto piloto da Comarca de Arroio do Meio, Ardêmio Heineck. Ao final da reunião os participantes chegaram à conclusão de que Encantado deve aderir ao programa de saneamento bovino. Com a adesão de Encantado, passa para 11 o número de municípios da região que pretendem erradicar a tuberculose e brucelose bovina, valorizando o leite e seus derivados, terneiras e gado de corte e, principalmente, a saúde humana. Integram o programa os seis municípios da Comarca de Arroio do Meio – Arroio do Meio, Capitão, Coqueiro Baixo, Nova Bréscia, Pouso Novo e Travesseiro, cujas propriedades rurais estão em fase final de certificação – além de Cruzeiro do Sul, Westfália, Anta Gorda, Marques de Souza e Encantado.

Exemplo para o estado
O Vale do Taquari lidera este processo no Rio Grande do Sul e a expectativa é de que o Governo do Estado anuncie um programa semelhante para saneamento de toda a área estadual a médio prazo. Entretanto, de acordo com Heineck, “a região continuará construindo esse projeto consistente para transformar-se no Vale dos Lácteos e consolidar sua vocação de ser um vale dos alimentos”.

Segundo Meana, “à medida em que passarmos maior confiança ao consumidor nacional, há mercado para dobrarmos o consumo de lácteos no Brasil”. Quanto às exportações de leite em pó e condensado e carne bovina, Meana garante que “os países de primeira grandeza estão impondo barreiras sanitárias, exigindo que sejam oriundos de propriedades certificadas ou controladas oficialmente”.

O prefeito Paulo Costi ressaltou a preocupação do município em promover o desenvolvimento de todos os setores. Acrescenta que “o meio rural merece uma atenção especial, pois a renda gerada pelos produtores, além de beneficiar a eles próprios, gera também desenvolvimento na cidade”. A intenção do município é modernizar e desenvolver o meio rural, oferecendo condições para a permanência dos produtores no campo, com melhores condições de saúde e geração de renda crescente, e que tem reflexos no crescimento do comércio e serviços.

Data de publicação: 18/08/2011