A região Vales do Turismo, composta pelas microrregiões Caí, Rio Pardo e Taquari, uniram forças na última sexta-feira, dia 29.

Os gestores de Turismo dos três Vales estiveram reunidos na secretaria de Turismo, em Santa Cruz do Sul, para iniciar a preparação da Conferência Regional do Turismo, que reunirá 79 municípios neste mês, em Encantado.

Na pauta do encontro esteve a formatação do dia de debates, o planejamento e a divulgação da mobilização para a Etapa Regional. Também ficou definido que cada microrregião discutirá, previamente, antes da regional, os três temas propostos pela Secretaria Estadual de Turismo.

As temáticas do documento-base propõem a discussão da gestão compartilhada do Turismo e a responsabilidade de todos que fazem o setor; a apresentação da proposta do Sistema Estadual de Gestão do Turismo; a relação entre a regionalização do turismo e a estruturação de produtos turísticos nas regiões e municípios e os Desafios para a Política Estadual de Turismo.

Para o coordenador do Turismo no Vale do Caí, Jacob Selbach, a união das regiões garantirá o crescimento do setor. “Os três vales têm identidade cultural e histórica e precisam se unir para não fragmentar a solução dos esforços. É só no coletivo que conseguiremos marcar presença no cenário nacional e internacional do desenvolvimento do Turismo. As potencialidades são imensas, os diagnósticos estão aí, falta agora implementar as ações”, destaca.

O presidente da Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp), Carlos Corrêa da Rosa, aponta como importante também a união dos Vales para reivindicar as demandas junto ao Governo do Estado. “É necessário unirmos esforços tanto dos empreendedores, quanto das diretorias executivas das três regiões no sentido de buscar a formatação e diagnosticar os problemas. A partir deste momento vamos unir as forças em torno destas demandas e levá-las para o Governo do Estado”, enfatiza.

Para o presidente da Associação dos Municípios de Turismo do Vale do Taquari (Amturvales), Vanildo Roman, o Vale do Taquari terá um grande desafio em sediar o debate regional. “A Conferência Regional será um espaço de discussão de quais rumos as regiões e o Estado seguirão. O Vale tem a responsabilidade de ser o articulador e fazer um grande trabalho de mobilização para trazer as microrregionais ao debate. O objetivo é que todos os envolvidos na atividade turística participem da construção do turismo regional e estadual", afirma.

A Conferência Regional de Turismo, que reunirá os três Vales, ocorrerá no dia 25 de agosto a partir das 9h30min, no auditório Itália, junto ao Centro Administrativo Municipal, em Encantado, no Vale do Taquari.

O encontro será preparatório para 1º Conferência Estadual do Turismo, em dezembro, em Porto Alegre. Ao todo, o Estado realizará 11 regionais com a temática: “O Turismo como oportunidade para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul”.

Texto/foto: Caroline Rodrigues/ Portal Região dos Vales

Data de publicação: 02/08/2011