Promover o resgate histórico das comunidades, através de relatos, documentos, objetos e fotografias antigas é o objetivo do projeto “Retratando o Município e Contando Histórias das Comunidades”, desenvolvido pela Administração Municipal junto às comunidades dos bairros e interior. O lançamento ocorreu segunda-feira (25), dentro da programação da 19ª Semana da Imigração Italiana, no Auditório Imigrante do Centro Administrativo. O evento contou com a presença de autoridades e representantes das comunidades.

O resgate de fotografias e os encontros com as comunidades já iniciaram e devem se estender até o mês de setembro. O próximo passo será a criação de mini-museus nas localidades. Coordenam o projeto a Secretaria Municipal da Agricultura, Emater e Casa de Cultura, com a colaboração dos clubes de mães e diretorias das comunidades. A supervisão do projeto é do professor e historiador Airto Francisco Gomes.

De acordo com o secretário da Agricultura, Sander Bertozzi, “a participação das comunidades nesse projeto é muito importante para todo o município, pois ajudará na preservação histórica de cada localidade”. O poeta e historiador Joge Moreira aproveitou o momento para anunciar seu próximo livro, que contará a história das comunidades em versos. Moreira lançou em março deste ano o livro Luzes da Minha Aldeia, que retrata e homenageia as ruas de Encantado.

Jogos Rurais 2011 ocorrem em novembro

Na ocasião, o secretário Sander Bertozzi anunciou a realização dos Jogos Rurais 2011. A competição será realizada no dia 19 de novembro, na Linha Argola. Esta será a quarta edição dos jogos, cujo objetivo é promover a integração das comunidades, através de modalidades esportivas, recreativas e culturais para todas as idades. A expectativa é que participem dos jogos representantes das 24 comunidades rurais do município.

Para o vice-presidente da comunidade da Barra do Guaporé, Nilton Capalonga, o projeto de resgate histórico das comunidades e os jogos rurais são importantes para a integração de jovens e idosos. “Nossa comunidade com certeza participará dessas iniciativas”, garante.

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural participará na organização do evento.

Modalidades de competições
Bocha rolada, bocha 48, mora, bisca, canastra, escova, três-sete, quatrilho, futebol sete, serrote, latinha, cabo de guerra e gincana cultural.

Data de publicação: 27/07/2011