O professor de música que fez história no município nas décadas de 60 a 80, Hary Souza Lopes (in memoriam), ganhou lugar de destaque na Casa de Cultura Pedro José Lahude. A equipe do Museu Municipal recuperou fotos, troféus, objetos pessoais, instrumentos musicais e coletou depoimentos de amigos e ex-alunos para compor o memorial.
De acordo com a funcionária Beatriz Cé, “o espaço foi revitalizado para homenagear o ilustre cidadão, que exerceu diversas atividades em nossa cidade”. “Agradecemos a todos que colaboraram e informamos que quem possui objetos ou algum tipo de contribuição, para ampliar o memorial Hary Lopes, pode entrar em contato com a Casa de Cultura”, avisa Beatriz.

Conheça mais
Hary Souza Lopes, natural de Porto Alegre, chegou em Encantado em 1961 e fundou o Instituto Musical Mascarenhas. Foi responsável pela formação musical de diversos músicos de nossa região, fundador e regente da Banda Municipal Maestro Ângelo Bergamaschi. Em 1999 recebeu o título de Cidadão Honorário Encantadense. Faleceu em 2002, em Imbé.

Museu Sacro Padre Máximo Rinaldi
Outro espaço da Casa de Cultura que recebeu melhorias foi o Museu Sacro Padre Máximo Rinaldi. As peças e obras religiosas foram catalogadas e identificadas. De acordo com o estagiário Eduardo Damassini, o trabalho de catalogação contou com a ajuda do padre Achile Zanon. “Estamos recuperando e remodelando todos os memoriais existentes da Casa de Cultura para manter esse patrimônio vivo e cada vez mais atrativo aos visitantes”, comenta.

Espaços renovados
A equipe da Casa de Cultura, sob a coordenação de Marinês Bonatto, está reorganizando todos os memoriais e ainda criando novos espaços culturais. Um deles é o Memorial das Soberanas, onde estão os vestidos, objetos pessoais, documentos e fotos, desde 1965 quando foi realizado o primeiro concurso. O espaço deve estar aberto para visitação até o final do mês de julho.

Para o mês de agosto, a Casa de Cultura prepara o Memorial Agenor Peretti. Uma sala especial está sendo dedicada ao artista encantadense (in memoriam), que projetou o nome do município através de fotografias, peças de teatro, esculturas e pinturas.

A Galeria dos Escritores também passou por remodelação e foi transferida para a Biblioteca Pública Municipal. O espaço reúne livros, fotos e a biografia de escritores encantadenses.

Os leitores que frequentam a Biblioteca Municipal também foram beneficiados com 500 novos livros neste ano – 200 exemplares de literatura adulta e 300 de literatura infantil – e uma nova catalogação, que facilita o acesso às obras. Para a atendente Elisabete Arossi, “a biblioteca está cada vez mais organizada e acolhedora”.

Para Marinês Bonatto, “o objetivo dessa remodelação é resgatar a história do município, através de personalidades e fatos históricos, e divulgar principalmente ao público jovem, pois muitos não conhecem essa parte da história de Encantado”. “Agradeço à equipe da Casa de Cultura, pelo empenho e dedicação na realização desses projetos, às pessoas que ajudaram a resgatar esses fatos históricos, em especial aos escritores e historiadores do município”, enfatiza.

Data de publicação: 20/07/2011