Teve início ontem (19) a XIX Settimana dell’Imigrazione Italiana (Semana da Imigração Italiana), promovida pela Administração Municipal, com visitação à Bodega do Nono, Cozinha da Nona e mostra de brinquedos antigos, na Casa de Cultura. No Centro Administrativo, os visitantes foram recepcionados pelos grupos da Associação Encantadense do Idoso (Assedi) em um ambiente decorado, que lembra uma casa italiana. Os tradicionais jogos de carta e mora, além das músicas, histórias dos antepassados e as roupas típicas dos imigrantes, ajudaram a compor o ambiente.

O prefeito Paulo Costi e o vice José Calvi agradeceram aos idosos pela contribuição com o resgate e valorização da cultura italiana. Na Casa de Cultura, crianças e a comunidade em geral conheceram a Cozinha da Nona, a Bodega do Nono e a mostra de brinquedos antigos. Para a secretária de Educação e Cultura, Roseli Mottin Soares, “cultura é também resgatar a história e a tradição”. “Vemos nos pequenos detalhes nossa cultura sendo preservada”, garante.

Para o aposentado Egídio Casaril (91), visitar a Casa de Cultura foi reviver o passado. Ao observar os objetos antigos, Carasil lembra da época da roça, “de quando a vida era bem mais difícil”. “Não tínhamos brinquedos, era tudo improvisado com madeira”, conta ele ao avistar um bodoque e um stchocarol (objeto feito de taquara para arremessar bolinhas de cinamomo) da mostra.

Programação

A programação terá continuidade até a próxima segunda-feira. Os grupos da Assedi permanecem recepcionando os visitantes do Centro Administrativo até sexta-feira.

Na sexta-feira também está prevista, às 19h30min, apresentação do grupo teatral Vanti in Drio, de Carlos Barbosa, no Auditório Itália do Centro Administrativo, com entrada gratuita. Sábado, às 13h30min, haverá baile típico italiano, no salão comunitário da Linha Auxiliadora. A programação para o domingo terá início às 9h30min com o programa La Voce d’Italia, da Rádio Encantado AM, com Neucir Bigolin, ao vivo da Casa de Cultura.

Na segunda-feira, às 14h, ocorre o lançamento dos projetos História das Comunidades Rurais e Jogos Rurais, no Auditório Brasil do Centro Administrativo. O encerramento da semana será marcado por um jantar típico italiano, a partir das 19h, no CTG Giuseppe Garibaldi. Os ingressos estão a venda no Centro Administrativo, a R$ 14.

Data de publicação: 20/07/2011