O Conselho Municipal de Assistência Social e a Secretaria Municipal de Assistência Social realizaram sexta-feira (15), no Auditório Brasil do Centro Administrativo, a 8ª Conferência Municipal de Assistência Social, sob o tema Consolidar o SUAS e valorizar seus trabalhadores. Os participantes, organizados em grupos temáticos, deliberaram sobre as propostas que serão encaminhadas para a etapa estadual, que ocorre em setembro, em Porto Alegre.

A cerimônia de abertura contou com a presença do prefeito Paulo Costi, secretários municipais, profissionais da área, usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e comunidade em geral. Antes dos debates, a representante do Conselho Estadual de Assistência Social Laureana Nardini, falou sobre o tema da conferência. A equipe aproveitou também a ocasião para expor trabalhos realizados nas oficinas dos grupos de Orientação e Apoio Sócio-familiar (OASF).

Os delegados municipais, eleitos na conferência, representarão Encantado na Conferência Estadual. Como representantes governamentais foram eleitas Juliana Rheinheimer e Valéria de Castro Caldas, e da sociedade civil Simone Ewald e Rejane Dahn.

Entrega de certificados
Na ocasião, as mulheres atendidas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que participaram dos cursos de qualificação profissional e geração de trabalho e renda, receberam os certificados de conclusão dos módulos 1 e 2.

Subtemas

Propostas/Deliberações

Estratégias para a estruturação da gestão do trabalho do SUAS

1- Ampliação da equipe técnica (nutricionista,educador físico, assistentes sociais,psicólogos)

2- Ampliação das atividades desenvolvidas no PAIF (maior periodicidade)

3- Direcionar e ampliar as atividades desenvolvidas ás famílias referenciadas no CRAS (priorizando o PAIF)

Reordenamento e qualificação dos serviços socioassistenciais

1- Intensificar o trabalho com adolescentes infratores – PSC / L.A

2- Ampliação da equipe técnica do CRAS para atender ás demandas

3- Fortalecer a inserção das PcD na comunidade e no mercado de trabalho.

Fortalecimento da participação e do controle social

1- Desenvolver estratégias de divulgação dos trabalhos desenvolvidos na assistência social

2- Maior participação e comprometimento dos conselheiros de direitos e de políticas públicas nos processos de monitoramento e avaliação das atividades socioassistenciais

3- Criação dos Conselhos municipais de PcD, idosos e da mulher

A centralidade do SUAS na erradicação da extrema pobreza no Brasil.

1- Estratégias mais eficazes em atividades educativas que visem a prevenção de situação de risco (mais programas sociais)

2- Diminuição da carga tributária e ampliação do acesso a programas de geração de trabalho e renda

3- Ampliação dos acessos a programas de planejamento familiar financiados pelo estado e pela união.

Data de publicação: 18/07/2011