A Conferência Municipal de Saúde, realizada sexta-feira (8), contou com a participação de profissionais da área, agentes comunitárias e membros do Conselho Municipal da Saúde. No encontro, realizado no Auditório Brasil do Centro Administrativo, foram elaboradas propostas para serem encaminhadas à Conferência Estadual de Saúde, que ocorre em setembro, na cidade de Tramandaí.

Na ocasião, o diretor administrativo do Hospital Beneficente Santa Teresinha (HBST), Vagner dos Anjos, chamou a atenção para o Movimento Emergência para as Santas Casas e Hospitais sem fins lucrativos e a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marilene Daltoé, explicou o funcionamento do mesmo.

Sob o tema “Todos usam o SUS”, os participarantes definiram sete propostas para a Conferência Estadual e elegeram os seis delegados – Marino Eugênio Deves, Priscila de Britto Nunes, Elcio José Dutra, Marilene Daltoé, Maristela Guerini e Aline Duarte Klauck.

Propostas de Encantado:
- Uma unidade de pronto atendimento 24 horas, tendo mais recurso para a mesma.
- Recurso para ampliação e construção de unidades de saúde.
- Mais recurso federal e estadual para atendimento em serviços de alta complexidade.
- Ampliação e manutenção de leitos em emergências.
- Aumento de repasses para os hospitais que atendem micro e macro regiões, inclusive mais instalação de UTI ou unidade semi-crítica.
- Mais repasse estadual e federal para acessos aos serviços de traumato-ortopedia, oftalmologia e outras especialidades de média e alta complexidade.
- Mais repasse e números de liberação via SUS de cirurgias eletivas e de urgências.

Data de publicação: 18/07/2011