O Corpo de Bombeiros Misto de Encantado recebeu ontem (14) um desencarcerador – tesoura hidráulica – cedido pela Escola de Bombeiros da Brigada Militar do Rio Grande do Sul. A solenidade foi realizada no Parque Municipal João Batista Marchese, na presença de autoridades, representantes de entidades e militares. O equipamento é utilizado para a remoção de pessoas presas a ferragens e tem valor aproximado de R$ 30 mil.

O capitão comandante do Corpo de Bombeiros de Lajeado, Ricardo Accioly Gerhard, garante que “esse equipamento vem para qualificar o atendimento, juntamente com o caminhão e a SAMU”. O presidente da Associação Mantenedora do Corpo de Bombeiros da Região Alta do Vale do Taquari (Ambravat), Luciano Moresco, fez um breve histórico da criação da associação e garantiu que o desencarcerador era um dos principais equipamentos a ser conquistado pela guarnição. Moresco também agradeceu às empresas, entidades e Poder Judiciário, que fizeram doações em dinheiro para a aquisição e conserto de equipamentos.

Também presente na cerimônia, o major comandante do 6º Comando Regional de Bombeiros de Santa Cruz do Sul, Luís Marcelo Gonçalves Maya, destacou três momentos “a criação da Ambravat, a formação dos bombeiros civis e agora a entrega da tesoura hidráulica”. “A Ambravat hoje é modelo para outras regiões do Estado”, garante Maya.

O prefeito Paulo Costi enalteceu o trabalho do secretário da Administração e presidente da Ambravat, Luciano Moresco. “Graças ao empenho e dedicação dele hoje ainda podemos contar com o atendimento do Corpo de Bombeiros e receber esse novo equipamento”, destaca.

Nos próximos dias, o Corpo de Bombeiros também deverá receber um veículo de resgate – caminhonete Ranger – adaptado e reformado com a ajuda de empresas e entidades.

Demonstração
Os bombeiros realizaram durante a cerimônia uma demonstração de utilização do desencarcerador, utilizado para agilizar a remoção de vítimas presas em ferragens.

Data de publicação: 15/07/2011