Programa municipal oferece conjunto de ações para o controle da natalidade Quantos filhos um casal pode ter e qual a melhor época para concebê-los? A partir de agora, as famílias encantadenses passam a contar com a assistência do programa Planejamen....

Programa municipal oferece conjunto de ações para o controle da natalidade

Quantos filhos um casal pode ter e qual a melhor época para concebê-los? A partir de agora, as famílias encantadenses passam a contar com a assistência do programa Planejamento Familiar – Paternidade Consciente, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Saúde e Meio Ambiente, com apoio da Câmara de Vereadores. O lançamento ocorreu hoje (5) no Auditório Brasil do Centro Administrativo, na presença de autoridades, lideranças, agentes comunitárias de saúde e casais que passam a ser beneficiários do projeto.

A equipe da Secretaria apresentou aos participantes informações gerais sobre o programa, que é pioneiro na região. De acordo com o secretário da Saúde e Meio Ambiente, Marino Deves, “esse trabalho é uma conquista da comunidade, para que as famílias possam planejar a quantidade de filhos, de acordo com suas condições sócio-econômicas e de saúde, e oportunizar a eles educação, bem-estar, lazer e qualidade de vida”. Deves ressalta que esse programa não é somente um controle de natalidade, mas abrange desde orientações aos jovens, em escolas e entidades, até o acolhimento de casais e o encaminhamento a cirurgias como laqueadura ou vasectomia.

Um levantamento realizado pela secretaria aponta uma demanda de, pelo menos, 150 casais que estão à espera do acolhimento do programa. “Esperamos resolver grande parte desses atendimentos ainda este ano”, garante o secretário. As reuniões com os casais serão realizadas todas as quartas-feiras, no Posto de Saúde do SUS. A equipe de acolhimento é composta por profissionais de enfermagem e psicólogo. Em casos de necessidade de laqueadura ou vasectomia, após avaliações médica e psicológica, os casais assumem a responsabilidade pelo procedimento.
Para o prefeito Paulo Costi este é um marco para Encantado e os resultados serão colhidos a médio e longo prazo. “Desejo sucesso a este programa, que trará mais qualidade de vida às famílias”, expressou. O presidente da Câmara de Vereadores, Valdecir Gonzatti, destacou o apoio financeiro do Legislativo e enalteceu o ineditismo do programa na região. Também manifestou apoio ao projeto, o promotor de Justiça, André Prediger, pelo alcance social do mesmo, e sugeriu à equipe colocar como objetivo específico o trabalho de orientação nas escolas e entidades.

Segundo o coordenador da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde, Jolci Léo Bolsi, a oferta do atendimento integral à gestação, parto e nascimento é o foco de um cuidado humanizado, e o Planejamento Familiar é uma parcela importante deste processo. Ele reconhece o esforço do município em qualificar as ações de saúde, melhorar a atenção e estruturar uma rede que precisa resolver as necessidades de saúde da população. “Em nome da coordenação regional, saudamos este projeto e nos colocamos
lado a lado no desafio de ampliar a saúde e transformar o SUS”, garante.

Algumas ações do programa Planejamento Familiar – Paternidade Consciente:
- Atividades educativas entre jovens sobre métodos anticoncepcionais, doenças sexualmente transmissíveis e gravidez na adolescência

- Apresentações de audiovisuais, distribuição de folders e trabalhos em grupo em escolas e entidades

- Disponibilização gratuita de métodos anticoncepcionais

- Acolhimento de casais, com psicólogo e equipe de enfermagem

- Orientação sobre todos os métodos contraceptivos, inclusive encaminhamento para laqueadura ou vasectomia, conforme a necessidade e de acordo com critérios médicos e legais

Data de publicação: 06/07/2011