O Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) promoveu hoje (4), no Auditório Brasil do Centro Administrativo, uma reunião para debater projetos para o Orçamento 2012, dentro da Consulta Popular e Cidadã, do governo do Rio Grande do Sul.....

Participaram, além dos coordenadores da Consulta Popular e representantes do Executivo estadual, mais 137 pessoas, representando os municípios de Encantado, Muçum, Roca Sales, Vespasiano Corrêa e Dois Lajeados.

As lideranças e representantes de diversos segmentos da comunidade entregaram propostas de projetos, que poderão fazer parte da cédula de votação da Consulta Popular. A próxima etapa ocorre dia 20 de julho, em Lajeado, com a participação de prefeitos, presidentes de Legislativos, Comudes e delegados, onde os projetos apresentados passarão por uma votação.

Dentre todas as propostas, apresentadas pelos 36 municípios do Vale do Taquari, divididos em microrregiões, o Codevat relacionará 14 delas para serem incluídas na cédula de votação. No dia 10 de agosto serão eleitas as quatro prioridades da região. Do total dos valores destinados ao Corede Regional, metade será destinado para as áreas da Saúde, Educação e Segurança e os outros 50% para as demais áreas.

Projetos apresentados hoje em Encantado
- Saúde – Construção de UTI para Encantado, apresentado pelas Secretarias Municipais da Saúde de Encantado e de Vespasiano Correa

- Educação – Reforma e ampliação de escolas, apresentado pelos cinco municípios

- Agricultura – Desenvolvimento Rural – projeto de incentivo à fruticultura, apresentado pela UERGS, STR, Emater; e erradicação da brucelose e tuberculose, apresentado pela Secretaria Municipal da Agricultura de Encantado