O município lançará no próximo dia 5 de julho, às 14h, o projeto Planejamento Familiar, Paternidade Consciente, para autoridades, lideranças, agentes comunitárias de saúde e público-alvo, no Auditório Brasil do Centro Administrativo. O projeto tem o objetivo de educar para a maternidade e paternidade responsáveis e para a criação da vida com assistência à saúde, educação e bem-estar.

O projeto contemplará atividades educativas, aconselhamento e procedimentos clínicos, através do acolhimento de casais, que receberão informações e assistência sobre a escolha de métodos contraceptivos e participarão de entrevistas e encontros com a equipe de saúde. Os casais poderão optar pelo método, de acordo com os critérios do Ministério da Saúde, com avaliação e orientação médica.

Outras ações previstas no projeto são atividades educativas em escolas, associações e entidades, com palestras sobre gravidez na adolescência e demonstração dos métodos anticoncepcionais existentes, doenças sexualmente transmissíveis e Aids. De acordo com o secretário da Saúde e Meio Ambiente, Marino Deves, existem mais de cem casais à espera deste projeto. “Esse projeto trará benefícios imediatos às famílias e, principalmente, para o futuro do nosso município, para que as crianças sejam concebidas de forma planejada e responsável e, com isso, tenham acesso à saúde educação e felicidade. Ter uma família planejada é uma oportunidade de valor inestimável”, avalia.

A iniciativa do projeto é da Secretaria Municipal da Saúde e Meio Ambiente, sob a coordenação do secretário Marino Deves, e conta com o apoio financeiro da Câmara de Vereadores e parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Data de publicação: 04/07/2011