Fizeram parte do cardápio da Suinofest 2011, além das delícias da gastronomia, diversos eventos técnicos sobre suinocultura e cooperativismo, momentos de lazer e descontração nos passeios turísticos e uma Feira Comercial, Industrial, Serviços e Agronegócios. Tudo isso foi servido a um público de 40 mil visitantes, que passou pelo Parque Municipal João Batista Marchese, nos dias 10, 11, 12, 17, 18 e 19 de junho.

"Para coroar o êxito da Suinofest 2011, recebemos a visita do governador Tarso Genro, figura central do Poder Executivo do Estado, que valorizou nosso evento e município", comenta o presidente do evento, Roberto Scorsatto. "Além da alegria estampada no rosto dos visitantes, a festa revelou a satisfação da equipe de trabalho e da comissão organizadora, que não mediram esforços para bem atender ao público".

De acordo com o prefeito Paulo Costi, "esta edição foi além das expectativas, graças ao trabalho conjunto de muitas pessoas". "A grandeza do evento representou a importância que o setor suinícola sempre teve, e continuará tendo, para o desenvolvimento de nossa região. E Encantado se destaca dentro deste cenário", considera.

O presidente da Câmara de Vereadores de Encantado, Valdecir Gonzatti, também faz uma avaliação positiva do evento. "A Suinofest superou todas as projeções da magnitude do evento e pelas suas peculiaridades inovadoras, culturais, potencial turístico, somado a organização, determinação e trabalho, projeta a festa gastronômica como um referencial na região e no estado", comenta.

A Suinofest é uma realização da Associação Comercial e Industrial de Encantado (Aci-e), com apoio da Administração Municipal, Câmara de Vereadores e parceria da Lume Eventos. Patrocínio máster da Dália Alimentos e Sicredi.

Gastronomia de peso
Para servir 8,6 mil visitantes foram necessárias 2,6 toneladas de carne suína, 1,3 mil quilos de queijo e 1,3 mil quilos de polenta, 500 quilos de embutidos, além de 11 mil risoles de carne suína, 7,8 mil pães de queijo, 2,5 mil espetinhos de carne suína, entre outros milhares de quilos de produtos que compõem o cardápio. Como acompanhamento, 900 quilos de doces e 5,2 mil litros de bebidas, entre vinhos, espumantes, sucos e refrigerantes.

O salão gastronômico ofereceu ainda aos visitantes um novo leiaute, com decoração e iluminação diferenciada, diversos shows e espaço para crianças e para fumantes. O palco mudou de lugar, proporcionando mais espaço na área de circulação do público.

A alegria da Suinofest 2011
O mascote Buti e as soberanas do município foram os anfitriões da Suinofest 2011. Eles que sempre acompanharam a comitiva de divulgação, esbanjaram simpatia e descontração também nos dias do evento.

A rainha Luiza Slaghenaufi e as princesas Mayara Cornelli e Andressa Casanova desfilaram o novo vestido da corte pelo salão gastronômico e pela Feira Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócios, interagindo com o público, posando para fotografias e distribuindo sorrisos aos visitantes.

Buti consolidou a importância da sua figura carismática ao evento, tornando-se um ícone da festa. O mascote deu muito trabalho para a imprensa, que tentou acompanhar as suas peripécias, e divertiu os espectadores por onde passou.

Texto/foto: Eliane A. Fachinetto

Data de publicação: 22/06/2011