Os prefeitos que integram o G10 (Grupo dos 10 municípios da Região Alta do Vale do Taquari) estiveram reunidos na manhã deste sábado, dia 18, na Suinofest 2011. O encontro teve como pauta principal a apresentação do Projeto Caminho da Erva-Mate. A explicação foi feita pela arquiteta e autora do projeto, Joana Fornari Pedroso.

De acordo com Joana, a iniciativa começou em 1997, quando a Rota foi aprovada pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), em Porto Alegre. O trabalho é um projeto de paisagismo para a RS 332, que contempla os municípios desde Encantado até Itapuca. “Seria uma iniciativa única na região e no Estado”, diz Joana.

O trabalho envolve a padronização da sinalização dos acessos aos municípios, com a colocação de tótens, e, ainda, a criação de jardins. O custo para a implantação do trabalho é de cerca de R$ 25 mil por quilômetro, no total deve chegar a R$ 2 milhões.

Processo
A participação da arquiteta Joana foi solicitada pelos prefeitos devido a um processo que ela move contra nove prefeituras da região alta e a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales). Joana cobra o pagamento do trabalho feito em 1997. O objetivo dos administradores foi conhecer melhor o documento e avaliar se darão andamento ou não ao trabalho. De acordo com o procurador jurídico do município de Encantado, Gilberto Dacroce, os municípios foram condenados, em janeiro desse ano, a pagar R$ 20 mil. O encaminhamento, ou não, do projeto e a quitação dos valores serão discutidos na próxima reunião do grupo, no dia 8 de julho, às 14h, em Doutor Ricardo.

Além dos prefeitos de Itapuca, Marcos Scorsato; Relvado, Jatir Radaelli; Coqueiro Baixo, Adelcio Sestari; Nova Bréscia, Diógenes Laste, Anta Gorda, Vanderlei Moresco, Encantado, Paulo Costi; Ilópolis, Osmar Baldisarelli; Arvorezinha, José Scorsatto; Putinga, Valdir Possebon; e Doutor Ricardo, Nilton Rolante, também participaram do encontro os secretários de Turismo de Arvorezinha, Rubens de Oliveira, e de Ilópolis, Luzia Tomasini Carlesso, e o presidente da Amturvales, Vanildo Roman.

Texto: Caroline Rodrigues/ Portal Região dos Vales

Data de publicação: 18/06/2011