“O Papel do Cooperativismo no Desenvolvimento Social e Econômico da Sociedade” foi a temática abordada pelo ex-ministro da Agricultura e coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Roberto Rodrigues, na tarde desta sexta-f....

“O Papel do Cooperativismo no Desenvolvimento Social e Econômico da Sociedade” foi a temática abordada pelo ex-ministro da Agricultura e coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Roberto Rodrigues, na tarde desta sexta-feira, dia 17, durante o 3º Fórum “A Força do Cooperativismo”, na Suinofest 2011.

Carismático e com muito bom humor, Rodrigues voltou a Encantado após dez anos e, em mais de uma hora de conversa, tratou o tema de forma sucinta e de fácil compreensão. A explanação lotou o auditório principal com capacidade para 500 pessoas e também reuniu grande público no segundo auditório, que assistiu ao evento através de um telão.

Na abertura, a mesa foi composta pelo presidente da Suinofest, Roberto Scorsatto; o prefeito de Encantado, Paulo Costi; o deputado estadual Edson Brum (PMDB); o vice-presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Irno Pretto; os presidentes das cooperativas Cooperativa dos Suinocultores de Encantado (Cosuel), Sicredi, Uniodonto e Certel, Gilberto Piccinini, Ricardo Cé, Ditmar Ary Kuhn e Egon Hoerlle, respectivamente; e o diretor de Marketing da Unimed VTRP, Paulo Jucá.

O presidente da Suinofest agradeceu as cooperativas e a Ocergs pela importante parceria para viabilizar o evento. “Hoje é um dia histórico para o cooperativismo regional”, disse. O vice-presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Irno Pretto, ressaltou a importância da presença de Rodrigues. “Roberto Rodrigues hoje nos dá a satisfação de estar em Encantado. Para nós do Vale do Taquari é um momento histórico, tamanha a credibilidade dele”, falou. O prefeito Paulo Costi também enalteceu e agradeceu a presença do palestrante.

A abordagem de Rodrigues teve como base questões agrícolas, que envolveram desde a produção, desafios, a sustentabilidade, até a importância do cooperativismo como um instrumento de renda e ascensão.

O especialista colocou como desafios o aumento da produção e a sustentabilidade. “2010 foi o primeiro ano em que a população urbana foi maior que a rural. É um desafio aumentar a produção agrícola com menos agricultores. E também compatibilizar o crescimento da agricultura e da população com a preservação dos recursos naturais”, apontou.

Para ele, outra problemática é a falta de políticas públicas para atender a demanda social brasileira. “O mundo espera que o Brasil cresça sua produção rural. O Brasil tem dado respostas e pode continuar, mas é preciso estabelecer políticas públicas fundamentais para permitir o crescimento de 40% em dez anos, que hoje é uma das demandas globais”, explicou.

Cooperativismo
As questões do cooperativismo como instrumento de renda e ascensão, a doutrina cooperativista, os novos compromissos, e a importância das cooperativas na inserção dos grandes termos da humanidade também foram abordados. “É fácil falar de cooperativismo, difícil é agir como cooperativo”, assegurou Rodrigues.

Para o palestrante, a única forma para o produtor conseguir ser mais competitivo é através da associação em cooperativas. “O Vale do Taquari é uma região de pequenos produtores rurais e pequenas propriedades rurais, cuja sobrevivência é bastante complexa na economia globalizada, na medida em que a margem por unidade de produto agrícola é cada vez menor no cenário global, em função da acirrada competitividade”, argumentou. “A única saída para o pequeno produtor aqui e, em qualquer lugar do mundo, é a associação em cooperativas. Assim, ele tem serviços prestados que permitem a compra de tecnologia de ponta, e, além disso, agrega valor no processo industrial”.

O especialista considera a Propaganda e o Marketing com um dos pontos fundamentais. “Eu concentraria a minha atitude na questão do Marketing. Porque a imagem do cooperativismo é um processo delicado. Quando quebra um banco ou empresa industrial, ninguém diz que o sistema financeiro ou industrial é ruim. Mas quando quebra uma cooperativa, o cooperativismo é ruim, cria-se uma imagem negativa do conjunto, quando na verdade a culpa é de uma ou outra instituição, menos gerenciada, menos tecnificada”, comentou.

Ao final do evento, o diretor-superintendente da Cosuel, Carlos Alberto Freitas, entregou uma placa em homenagem ao palestrante. O prefeito de Encantado, Paulo Costi, também repassou o livro "Luzes da Minha Aldeia", do poeta Jorge Moreira.

Texto: Caroline Rodrigues/ Portal Região dos Vales

Data de publicação: 17/06/2011

Compartilhe!